Site antigo: versão de 03/09/2021
Clique aqui para acessar a nova página
Ver Legenda
Página Existente
Página não encontrada
Autor: Ronaldo Coletto da Silva.
Orientadora: Adelaide Maria de Souza Antunes
Esta dissertação discute o conceito de marcas, como pode ser percebida, a fidelidade em relação à marca, à importância do seu registro em órgãos competentes e associações para criação de valor futuro, deste ativo complementar, na construção da estratégia de desempenho econômico maximizado para o acionista. Ela descreve as principais metodologias de mensuração, os aspectos econômicos, financeiros, contábeis e jurídicos, bem como a importância da mensuração.
O estudo aborda também o conceito de Ativo Intangível, Ativo Complementar e Fundo de Comércio. Por fim, o trabalho sugere uma reflexão quanto aos aspectos subjetivos utilizados para avaliação de uma marca, apresenta um modelo didático de avaliação, baseado na literatura, e propõe uma aplicação prática deste modelo numa planilha didática de mensuração do valor da marca, tendo como estudo de caso uma corporação brasileira do setor petróleo/petroquímico, de economia mista, a Petrobras, como contribuição.