Site antigo: versão de 03/09/2021
Clique aqui para acessar a nova página
UFRJ/EQ/EPQB: Bioquímica da Polpa de Mamão
EnglishBusca
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: O termo de compromisso é só para o aluno que é bolsista. Quem não é bolsista, não precisa preencher o termo de compromisso. O prazo para completá-lo encerra em 02/08/2020.
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!
Formulário de Busca

20. Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos - Algoritmos e Aplicações
  21. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  22. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  24. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  25. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  26. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  27. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  28. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  29. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  30. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  31. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Planejamento de Experimentos usando o Statistica
  33. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  34. Processos Inorgânicos
  35. Reologia e Reometria - Fundamentos Teóricos e Práticos
  36. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Setores da Indústria Química Orgânica
  38. Sustainable Catalysis for Biorefineries
  39. Technology Roadmap
  40. Tecnologia do Hidrogênio
  41. Tecnologia Enzimática
  42. Tecnologias de Produção de Biodiesel
  43. Technological Trends in the Pharmaceutical Industry
  44. Tendências Tecnológicas no Setor Farmacêutico

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Avaliação das Características Bioquímicas da Polpa de Mamão (Carica papaya l.) processada por Alta Pressão Hidrostática

Autora: Fernanda Branco Shinagawa
Orientadores: Maria Alice Zarur Coelho, Amauri Rosenthal

Resumo

Dentre as mais importantes frutas tropicais atualmente cultivadas no país e no mundo, o mamão ocupa, evidentemente, um lugar de destaque. Os frutos frescos são comumente parte essencial da dieta humana balanceada e apreciada por suas excelentes propriedades sensoriais, em particular por sua cor, aroma e sabor.

Propiciando uma das frutas de maior aceitação no mercado internacional, tanto pelo valor nutritivo e digestivo como pelas qualidades sensoriais, o mamoeiro é uma das fruteiras mais amplamente cultivadas nas regiões tropicais, sendo cultivado na quase totalidade do território brasileiro, com destaque para o Nordeste.

A produção de polpas de frutas congeladas constitui um meio favorável para o maior aproveitamento das frutas na época da entressafra, evitando os problemas ligados à sazonalidade.

Em consonância com a tendência da busca pelo consumidor de alimentos com alta qualidade nutricional e sensorial similares ao alimento fresco, novas tecnologias têm sido estudadas alternativamente aos processos térmicos de conservação, sendo uma das mais promissoras a tecnologia de alta pressão hidrostática (APH). Este método de processamento pode possibilitar a extensão do prazo de validade comercial de vários tipos de alimentos, garantindo a segurança microbiológica, por permitir a inativação de microrganismos e enzimas indesejáveis sem afetar, significativamente, o teor de compostos responsáveis pela qualidade sensorial e nutricional do produto.

Este trabalho teve como objetivo avaliar as características enzimáticas, sensoriais, nutricionais e microbiológicas de polpa de mamão processada por APH, visando melhoria na qualidade e aumento do prazo para o consumo do produto final quando comparado ao obtido pelo processo térmico convencional.

Este trabalho é parte integrante de projetos envolvendo o estudo do efeito de processamentos térmicos e não térmicos na conservação de alimentos (sucos de frutas, leite, iogurte e bebidas lácteas), desenvolvidos na Embrapa Agroindústria de Alimentos, RJ, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Três diferentes cultivares foram avaliadas quanto à aptidão para processamento tecnológico, sendo a cv. Formosa o mais indicado para produção de polpa em escala industrial. Os parâmetros de tempo e pressão utilizados, segundo delineamento experimental, para o processamento da polpa foram capazes de eliminar os microorganismos deteriorantes a níveis não detectáveis e a inativação de cerca de 47,92% da atividade enzimática da pectina metilesterase (PME). O suco de mamão formulado no estudo, obtido a partir da polpa processada por APH, apresentou aceitabilidade e intenção de compra satisfatória pela utilização da Análise Sensorial.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES