TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Mestrado e Doutorado Acadêmicos

Área de Concentração
Área de Concentração
  • Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos
Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa
  1. Alimentos
  2. Biotecnologia
  3. Catálise, Cinética e Reatores
  4. Controle, Instrumentação e Segurança de Processos
  5. Energia
  6. Fenômenos de Transporte e Processos de Separação
  7. Gestão e Inovação Tecnológica
  8. Materiais
  9. Modelagem, Simulação e Otimização de Processos
  10. Tecnologia Ambiental
  11. Tecnologia Química
  12. Termodinâmica, Modelagem e Simulação Molecular

Mestrado Profissional

Áreas de Concentração
Áreas de Concentração (MP)
  • Processos de Produção de Produtos Petroquímicos e Fertilizantes - Aperfeiçoamento dos conceitos relacionados às reações, às etapas de separação e purificação de produtos e ao tratamento de emissões e efluentes envolvidos nos processos petroquímicos, incluindo: seleção de rotas tecnológicas, catalisadores, solventes, matérias-primas e tratamento de rejeitos.
  • Projetos de Unidades Petroquímicas e de Fertilizantes - Tópicos associados ao projeto de plantas industriais petroquímicas abordando conceitos básicos de transferência de massa e calor, engenharia de processos, projeto básico de unidades, otimização, instrumentação e dimensionamento: equipamentos, utilidades e tratamento de rejeitos.
  • Processos de Produção de Biocombustíveis - Esta área é voltada para os conceitos relacionados às tecnologias de obtenção e às etapas de separação e purificação de biocombustíveis, envolvendo: rotas tecnológicas de obtenção de catalisadores biológicos e químicos, matérias-primas e valorização de biomassas residuais, biorrefinaria, logística e tratamento de efluentes.
  • Projeto de Biocombustíveis - Esta área é voltada para os conceitos relacionados ao projeto de plantas de produção de biocombustíveis, envolvendo: conceitos básicos de fenômenos de transporte, modelagem, controle e simulação, engenharia de processos, projeto básico e tratamento de rejeitos.
Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa (MP)
  1. Engenharia Ambiental
  2. Engenharia, Controle e Otimização de Processos de Unidades de Biocombustíveis e Bioprodutos - Tópicos associados à engenharia de processos, projeto básico de unidades, otimização, controle, instrumentação e dimensionamento de equipamentos e utilidades na produção de biocombustíveis, de petroquímicos e de fertilizantes.
  3. Engenharia, Controle e Otimização de Processos Petroquímicos e de Fertilizantes - Tópicos associados à engenharia de processos, projeto básico de unidades, otimização, controle, instrumentação e dimensionamento de equipamentos e utilidades na produção de biocombustíveis, de petroquímicos e de fertilizantes.
  4. Fertilizantes - Aperfeiçoamento dos conceitos relacionados às reações, às etapas de separação e purificação de produtos, incluindo: seleção de rotas tecnológicas, catalisadores, solventes, matérias-primas na produção e uso de fertilizantes.
  5. Gestão e Inovação Tecnológica da Produção de Biocombustíveis e Bioprodutos - Gestão ambiental aplicada ao tratamento de efluentes petroquímicos. Estudos de competitividade de derivados químicos oriundos de diferentes fontes de biomassa - lignocelulósicos, bagaço de cana e outros. Análise técnico econômica de processos petroquímicos a partir de fontes renováveis. Estudos de economia da inovação aplicados a biocombustiveis.
  6. Gestão e Inovação Tecnológica de Processos Petroquímicos e de Fertilizantes - Gestão ambiental aplicada ao tratamento de efluentes petroquímicos. Estudos de competitividade de derivados químicos oriundos de diferentes fontes de biomassa - lignocelulósicos, bagaço de cana e outros. Análise técnico econômica de processos petroquímicos a partir de fontes renováveis. Estudos de economia da inovação aplicados a biocombustiveis.
  7. Processos e Produtos Petroquímicos - Aperfeiçoamento dos conceitos relacionados às reações, às etapas de separação e purificação de produtos, incluindo: seleção de rotas tecnológicas, catalisadores, solventes e matérias-primas na produção e uso de produtos petroquímicos.
  8. Produção de Biocombustíveis - Estudo de processos para a obtenção de combustíveis usando como fonte matérias primas de origem animal e vegetal, incluindo a caracterização e avaliação destes produtos como vistas a sua utilização em motores automotivos e estacionários.
  9. Produção de Combustíveis Alternativos - Avaliação, seleção e proposição de rotas tecnológicas, ou seja, matérias primas e processos, para a produção de combustíveis a partir de fontes alternativas e a sua inserção na matriz energética brasileira.
  10. Química Verde - Desenvolvimento Sustentável. Segurança Química. Evolução histórica no mundo e Brasil. Os doze princípios. Matérias primas renováveis. Inovação em processos e produtos. Cadeias produtivas mais verdes. Avaliação do Ciclo de Vida. As vantagens comparativas do caso brasileiro.
  11. Tratamento de Efluentes
  12. Valorização de Resíduos e Matérias-Primas - Desenvolvimento de novos processos com vistas à utilização de resíduos e matérias primas de baixo valor agregado para a obtenção de produtos petroquímicos, produtos petroquímicos a partir de bioprodutos (biorrefino) e combustíveis.