TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Valoração de Ativos Intangíveis: seu Papel na Transferência de Tecnologias e na Promoção da Inovação Tecnológica

Autor: Rodrigo de Oliveira e Souza
Orientadores: José Vitor Bomtempo Martins, Flávia Chaves Alves.

Resumo

De acordo com o movimento de Inovação Aberta enunciado por Chesbrough em 2003, as organizações têm realizado mudanças em sua estrutura para absorver o máximo de benefícios advindos do processo inovativo. Acredita-se que uma maior integração entre parceiros (como universidades e outras empresas) em pesquisa e desenvolvimento, deve aumentar o número de tecnologias que chegam ao mercado.

O processo de transferência de tecnologias inerente ao relacionamento de dois ou mais atores requer uma atenção maior na valoração da tecnologia a ser transferida. Dessa forma, a presente dissertação objetiva o estudo de técnicas de valoração de tecnologias em estágio final de desenvolvimento para fins de comercialização ou licenciamento.

Para alcançar esse objetivo levantaram-se na literatura as técnicas usadas atualmente nessa atividade, focando principalmente sua utilização pela indústria do petróleo. Essas técnicas dividem-se em três abordagens: pelo custo, pelo mercado e pela renda.

Essa dissertação inclui também estudos de caso na valoração de tecnologias por meio de métodos tradicionais e um desenvolvido no centro de pesquisas da PETROBRAS.