4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2011

Technology Roadmapping (TRM) como método de Planejamento e Gestão: o caso do Centro de Tecnologia SENAI Ambiental.

Autora: Carla Santos de Souza Giordano.
Orientadores: Suzana Borschiver, Paulo Coutinho.

Este estudo tem por objetivo avaliar a capacidade de aplicação do technology roadmapping (TRM) como método de planejamento e gestão do Centro de Tecnologia SENAI-RJ. A necessidade de atualização tecnológica de forma estruturada e planejada, em um ambiente de cultura inovadora, para atender a demanda industrial frente aos desafios de crescimento econômico do estado do Rio de Janeiro, suscitou a necessidade de um método para elevar o patamar tecnológico dos Centros de Tecnologia do SENAI-RJ. A investigação de métodos intensificou-se e, logo, o método TRM se destacou por produzir mapas que comunicam de forma clara, homogênea e objetiva as escolhas a serem seguidas.

Em função da relevância das questões ambientais a nível mundial e frente ao aporte de investimentos na cadeia logística e de petróleo e gás no estado do Rio de Janeiro, o CTS Ambiental foi definido como prioritário para a aplicação do método. A metodologia proposta para desenvolvimento do roadmap foi elaborada, a partir dos ensinamentos de Phaal et al. (2001a). Porém, durante o processo foram necessárias adaptações para melhor atender às necessidades do ambiente da aplicação. Foram gerados quatro mapas, cada um correspondendo aos mercados priorizados pelo CTS Ambiental.

Os resultados obtidos demonstraram importantes benefícios, como: visão sistêmica do ambiente tecnológico, aumento do capital intelectual, novos investimentos em infraestrutura tecnológica e seus inter-relacionamentos no horizonte temporal, e o fortalecimento da marca. Com relação às conclusões, destaca-se a confirmação que o processo de construção do TRM é a principal contribuição e cada aplicação deve ser encarada como uma oportunidade única de aprendizado. O processo desenvolvido neste trabalho poderá servir como exemplo para a aplicação em outras empresas e instituições, consideradas as adaptações necessárias.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES