TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2010

O Emprego do Método Technology Roadmapping em Adesivos e Selantes aplicados à Construção Civil.

Autora: Aline Marta Vasconcelos Loureiro
Orientadores: Suzana Borschiver, Paulo Luiz de Andrade Coutinho

Resumo

A presente Tese tem por objetivo estudar a ferramenta de prospecção tecnológica technology roadmapping bem como desenvolvê-la de forma adaptada ao setor de adesivos e selantes aplicados à construção. A definição de technology roadmapping adotada neste trabalho é de um método flexível que auxilia no planejamento estratégico, levando em consideração as camadas mercado, produto e tecnologia de maneira integrada ao longo do tempo. Tendo em vista que os adesivos e selantes são utilizados em diversos setores industriais, selecionou-se a aplicação na construção civil, que é um dos maiores mercados e um dos que tem crescimento mais acelerado no Brasil.

A metodologia proposta para a elaboração do roadmap divide-se em três fases: atividades preliminares, desenvolvimento do roadmapping e atividades de continuidade. O desenvolvimento do roadmapping se baseou no mapeamento do estado da arte e dos principais avanços tecnológicos por meio de fontes de informação científica e tecnológica valiosas (artigos científicos, patentes e pedidos de patente), dispondo as informações consideradas relevantes ao longo de um horizonte de tempo definido. Foram gerados quatro roadmaps para melhor representar a dinâmica da indústria estudada, cada um correspondendo aos principais usos de adesivos e selantes na construção: paredes, pavimentos, janelas e coberturas.

A análise dos mapas obtidos proporciona a identificação de tendências pertinentes ao desenvolvimento tecnológico sob vários aspectos, como por exemplo, a tendência do baixo aperfeiçoamento das formulações baseadas em polissulfeto para o uso em Paredes, ao contrário do observado para o uso em Janelas; a busca por adesivos e selantes "sustentáveis" adequados para uso em Coberturas (formulações aquosas baseadas em poliacetato de vinila, álcool polivinílico ou polímeros acrílicos); e a preocupação com a saúde do trabalhador e com o fenômeno da "síndrome do edifício doente" (sick building syndrome) no caso de adesivos e selantes para uso em Pavimentos.

A construção dos roadmaps permitiu identificar, analisar e priorizar as informações tecnológicas mais importantes no setor de estudo, sendo um poderoso mecanismo de comunicação expresso em formato gráfico. O processo roadmapping desenvolvido neste trabalho poderá servir como exemplo de estrutura a ser aplicada também em outras áreas ou setores, fazendo-se as devidas adaptações.