TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2011

Elaboração do Tecnology Roadmap para Biorrefinaria de Produtos da Lignina no Brasil.

Autora: Márcia França Ribeiro Fernandes dos Santos.
Orientadores: Suzana Borschiver, Maria Antonieta Peixoto Gimenes Couto.

Resumo

A presente Tese tem por objetivo elaborar um roadmap para produtos da lignina no Brasil. A lignina, uma fração da biomassa lignocelulósica junto com a hemicelulose e celulose, foi escolhida como objeto de estudo por ser produzida em grandes quantidades na indústria de papel e celulose e na indústria sucroalcooleira.

A metodologia proposta para a elaboração do roadmap divide-se em três fases: atividades preliminares, desenvolvimento do roadmapping e atividades de continuidade.

O desenvolvimento do technology roadmapping se baseou no mapeamento do estado da arte e dos principais avanços tecnológicos por meio da prospecção em fontes de informação científica e tecnológica (documentos de patentes, artigos científicos, e linhas de pesquisa), dispondo as informações de mercado, produto e tecnologia ao longo de um horizonte de tempo definido.

Foi gerado um roadmap para representar a dinâmica da indústria estudada e de sua análise foram identificadas janelas de oportunidades para utilização da lignina na Indústria Química como, por exemplo, em substituição a fenóis em resinas fenólicas.

Como resultado adicional da pesquisa bibliográfica e documental foi elaborado um documento em que foram consolidadas diretrizes para a construção de uma agenda nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação para biorrefinarias de produtos da lignina no Brasil.

As principais contribuições deste estudo são:

  1. fornecer resultados que podem apoiar as organizações e/ou governo na tomada de decisão no que diz respeito à consolidação das chamadas biorrefinarias de produtos obtidos a partir da lignina, e
  2. apresentar uma metodologia explicada detalhadamente.

Cabe destacar, por fim, que a metodologia proposta neste trabalho poderá ser aplicada em outras áreas ou setores industriais, como por exemplo, nas demais frações lignocelulósicas (celulose e hemicelulose).