TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2011

Aplicação de Metodologias de Controle Global a um Processo de Transalquilação e Desproporcionamento de Tolueno (TADP).

Autora: Natália Klafke.
Orientadores: Maurício Bezerra de Souza Jr., Argimiro Resende Secchi

Resumo

Refinarias Petroquímicas envolvem unidades de processo em que a utilização de reciclos e integrações energéticas é feita para aumento de rendimentos e redução de custos operacionais. Esses recursos, no entanto, tendem a aumentar a complexidade dos processos exigindo maior rigor na definição das estruturas de controle e a necessidade de uma visão de toda a planta no controle.

O processo de hidrodealquilação de tolueno (HDA) é típico para muitos processos químicos, com muitas operações unitárias e diversas correntes de reciclo e integração energética. Porém em termos de aplicação industrial esse processo tornou-se obsoleto, com o desenvolvimento de tecnologias capazes de processar componentes aromáticos pesados, agregando valor às matérias-primas, como o processo de Transalquilação e Desproporcionamento de tolueno (aqui chamado TADP).

Essa dissertação baseou-se em duas metodologias de controle global - orientada a estrutura de controle (conforme ARAÚJO et al., 2007), aqui chamada de estratégia 1, e orientada ao processo (conforme LUYBEN, 2002), aqui chamada e estratégia 2 - definidas para o processo HDA, para desenvolvimento de estruturas de controle global para o processo TADP.

Como resultado ambas estratégias foram bastante semelhantes, porém a Estratégia 1 apresentou perda na função lucro na aplicação de um distúrbio de 10% na carga de aromáticos pesados, enquanto a Estratégia 2 apresentou um incremento. Mudanças foram realizadas na configuração da estrutura gerada pela Estratégia 2 promovendo melhor resultado econômico.

Sugere-se que o processo TADP, abordado sob o ponto de vista de controle global pela primeira vez nesse trabalho, seja utilizado como um novo problema desafio para estudos de controle, em lugar do HDA, dada a sua atualidade e caracteristicas mais complexas.