TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Análise de Configurações de Sistemas de Refino voltados para a Produção de Diesel com base em Simulação por Eventos Discretos.

Autora: Patrícia de Oliveira Mussel.
Orientadores: Márcio Nele de Souza, Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e Melo.

Resumo

A reestruturação do parque de refino nacional é impulsionada por diversos fatores dentre os quais podemos destacar o aumento crescente de produção de óleo nacional, o qual é mais pesado em relação ao importado, e também as crescentes restrições ambientais no que diz respeito ao conteúdo de enxofre no óleo diesel processado.

Esta dissertação tem como principal objetivo apresentar uma técnica de simulação que permite guiar as decisões de negócios durante a reestruturação das refinarias brasileiras.

Com o intuito de apresentar tal técnica, foi realizada a análise de um modelo hipotético de sistema de refino comparando diferentes cenários ilustrados com aumento da demanda e especificação de diesel atrelado à reestruturação das unidades de processo para atender a essa mudança.

A análise teve por objetivo identificar a composição ótima de mistura das correntes a fim de otimizar a produção de óleo diesel especificado, além de otimizar a utilização dos tanques de diesel e avaliar possíveis gargalos de produção do sistema.

A modelagem do sistema foi feita com a utilização do software de confiabilidade TARO, de propriedade da fundação Det Norske Veritas, o qual utiliza simulação por eventos discretos combinado com a técnica de diagrama de blocos.