TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Estudo do Sistema Fenton-Solar aplicado a Remoção de Fenol.

Autora: Layla Fernanda Alves Freire.
Orientadores: Lídia Yokoyama, Fabiana Valéria Fonseca Araújo.

Resumo

Os compostos fenólicos estão contidos na classe de substâncias que se destacam pela elevada toxicidade, bioacumulação e persistência ambiental. Neste trabalho avaliou-se o emprego da reação Fenton, em reator solar de filme descendente (FFR), como processo de oxidação avançada para mineralização de fenol. Testes preliminares foram realizados com a finalidade de conhecer o comportamento da irradiação ao longo do dia, avaliar a eficiência da degradação de fenol por fotólise e selecionar o melhor horário para se realizar o processo Fenton-Solar. Os ensaios preliminares foram realizados com efluente contendo 100 mg/L de fenol.

Algumas condições como vazão e pH foram mantidas constantes neste trabalho. A vazão utilizada em todos os ensaios realizados foi de 200 L/h e o pH foi igual a 3,0. As variáveis investigadas foram concentração inicial de fenol, variando de 100 a 300 mg/L, relação entre a concentração de fenol e peróxido de hidrogênio, variando entre 1,0 e 2,0 e a razão mássica entre o peróxido de hidrogênio e o ferro II, variando entre 5 e 10. A remoção de fenol variou de 98,0 a 99,9% e a faixa de remoção da DQO foi de 82 a 97%. Vale ressaltar que foi obtida remoção de fenol acima de 99% na maioria dos ensaios realizados, demonstrando que o reator solar concebido para este fim permitiu a aquisição de conhecimentos para estudos de Fenton-Solar.