TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Análise comparativa de Tecnologia de Separação Supersônica para o Condicionamento do Gás Natural.

Autora: Priscilla Badega Machado.
Orientadores: Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo, José Luiz de Medeiros.
Laboratório: H2CIN

Resumo

Esta dissertação compara, sob o ponto de vista técnico e econômico, as tecnologias convencionais empregadas para o condicionamento do gás natural com a tecnologia supersônica.

A separação supersônica é utilizada para condensar e separar água e hidrocarbonetos pesados do gás natural por meio da combinação das etapas de expansão, separação gás/líquido e recompressão em um dispositivo tubular.

A análise comparativa baseia-se em dois estudos de caso, CASO A com gás pobre e CASO B com gás rico, simulados em ambiente UniSim Design® onde foram realizados os balanços de massa e energia necessários para o dimensionamento dos equipamentos.

A metodologia de avaliação econômica consiste no cálculo do CAPEX (Capital Expenditure), do OPEX (Operational Expenditure) e da receita da venda do gás natural condicionado e dos Líquidos de Gás Natural (LGN). A viabilidade econômica é avaliada pelo método do Valor Presente Líquido (VPL) para 20 anos de operação das plantas de processo.

Para o CASO A, o processo que emprega tecnologia supersônica é mais atrativo, com uma superioridade de 57% para o VPL do 20° ano de operação. O Estudo de Caso B revela a separação supersônica como mais atrativa com o VPL do 20° ano 221% superior.