TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Metodologia de Planejamento, Monitoramento e Controle de Projetos de Engenharia - Estudo de caso: Revitalização de Plataformas

Autora: Luciana Marçal Pacheco
Orientadora: Suzana Borschiver

Resumo

Este trabalho, motivado pela crescente demanda de projetos de grande porte na indústria offshore, reúne os principais conceitos em gerenciamento de projetos, com ênfase nos processos de planejamento, monitoramento e controle de projetos. Nesse contexto, foram discutidas as metodologias do PMI, do OGC, da IPMA e da PMAJ e a norma NBR ISO 10006.

Por ser mais difundida mundialmente, optou-se pela aplicação da metodologia do PMI e por isso foi dado um destaque ao guia PMBOK, seus processos e áreas de conhecimento. Para buscar a comprovação dos benefícios e "melhores práticas" em gerenciamento de projetos contidas no PMBOK, foi realizado um estudo de caso do Projeto de Revitalização da Plataforma de Cherne 1 (PCH-1) na sua fase de FEED. O modelo de gestão deste projeto provou ser compatível com todas as áreas de conhecimento do PMBOK.

Recomendações e sugestões de melhorias foram indicadas neste trabalho para possível aplicação em projetos futuros, incluindo características de outras metodologias. Alguns outros aspectos também foram abordados neste trabalho, tais como:

Pretendeu-se com isto ampliar o debate sobre a importância do gerenciamento de projetos na área offshore.