Atenção: Os Candidatos aprovados para as turmas 2018/1 tanto de Mestrado quanto de Doutorado, que ainda não completaram seus dados, devem acessar a Intranet do EPQB para completar o cadastro, no período de 10/01/2018 a 17/01/2018. Só precisa preencher a opção Registro de Matrícula, subopções Dados Pessoais, Contato e Documentação.
This is an example of a HTML caption with a link.

18. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  19. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  21. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing
  22. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  24. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural
  25. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Avaliação da Tecnologia PSA para Remoção de Nitrogênio do Gás Natural.

Autor: Antônio Carlos da Fonseca Madeira.
Orientador: Peter Rudolf Seidl

A oposição atual da Sociedade à utilização das velhas e antiquadas tecnologias no emprego dos combustíveis fósseis, o impacto ambiental e a constante instabilidade política e social das áreas produtoras de petróleo e gás são algumas das razões que estimulam a diversificação dos processos relacionados à matriz energética, com a redução da importância do petróleo e derivados como combustível, cuja participação tende a declinar possivelmente de uma forma mais rápida do que as atuais estimativas indicam.

A matriz energetica brasileira é ainda acentuadamente dependente dos recursos não renováveis, e nela, a participação do petróleo e gás natural representam 38,4% e 9,3% respectivamente, de forma concentrada nas áreas elétrica e industrial. Hoje, o grande desafio do país é conquistar a auto-suficiência em gás natural. O gás natural como viável e promissora alternativa na área energética tende a gerar várias oportunidades de negócios, aumentando significativamente a economia de escala nacional, pela sua utilização como matéria prima na produção de energia e derivados, tornando a indústria petroquímica mais competitiva e eficiente.

O alto teor de nitrogênio em alguns campos de produção compromete a qualidade do gás natural reduzindo seu poder calorífico, tornando-o comercialmente menos atrativo e colaborando significativamente para elevar o teor de NOx na atmosfera.

Este trabalho apresenta uma alternativa tecnológica baseada nos aspectos econômico e ambiental que contribui para melhorar a qualidade do gás produzido, elevando o potencial de utilização e exportação nacional, reduzindo incertezas que pairam no setor e atuando na preservação da Natureza.