4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Avaliação da Tecnologia PSA para Remoção de Nitrogênio do Gás Natural.

Autor: Antônio Carlos da Fonseca Madeira.
Orientador: Peter Rudolf Seidl

A oposição atual da Sociedade à utilização das velhas e antiquadas tecnologias no emprego dos combustíveis fósseis, o impacto ambiental e a constante instabilidade política e social das áreas produtoras de petróleo e gás são algumas das razões que estimulam a diversificação dos processos relacionados à matriz energética, com a redução da importância do petróleo e derivados como combustível, cuja participação tende a declinar possivelmente de uma forma mais rápida do que as atuais estimativas indicam.

A matriz energetica brasileira é ainda acentuadamente dependente dos recursos não renováveis, e nela, a participação do petróleo e gás natural representam 38,4% e 9,3% respectivamente, de forma concentrada nas áreas elétrica e industrial. Hoje, o grande desafio do país é conquistar a auto-suficiência em gás natural. O gás natural como viável e promissora alternativa na área energética tende a gerar várias oportunidades de negócios, aumentando significativamente a economia de escala nacional, pela sua utilização como matéria prima na produção de energia e derivados, tornando a indústria petroquímica mais competitiva e eficiente.

O alto teor de nitrogênio em alguns campos de produção compromete a qualidade do gás natural reduzindo seu poder calorífico, tornando-o comercialmente menos atrativo e colaborando significativamente para elevar o teor de NOx na atmosfera.

Este trabalho apresenta uma alternativa tecnológica baseada nos aspectos econômico e ambiental que contribui para melhorar a qualidade do gás produzido, elevando o potencial de utilização e exportação nacional, reduzindo incertezas que pairam no setor e atuando na preservação da Natureza.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES