Atenção: Os Candidatos aprovados para as turmas 2018/1 tanto de Mestrado quanto de Doutorado, que ainda não completaram seus dados, devem acessar a Intranet do EPQB para completar o cadastro, no período de 10/01/2018 a 17/01/2018. Só precisa preencher a opção Registro de Matrícula, subopções Dados Pessoais, Contato e Documentação.
This is an example of a HTML caption with a link.

18. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  19. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  21. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing
  22. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  24. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural
  25. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Realidade Virtual em Treinamento e Segurança Operacional: um estudo aplicado a Caldeira Semi-Industrial.

Autor: Thiago Sousa de Oliveira.
Orientadores: Maurício Bezerra de Souza Jr., Carlos André Vaz Jr.

O curto prazo imposto para se aprender uma determinada tarefa associado às cobranças por maiores níveis de produção, visando a lucros cada vez maiores, são motivos potenciais para a geração de acidentes.

Buscando contornar a dificuldade em se treinar um grande número de operadores em ambiente similar ao de trabalho, desenvolveu-se um sistema supervisório tridimensional, integrando simulação fenomenológica dinâmica, programada em Matlab, e Realidade Virtual (RV), elaborada em Plant Design Management System© (PDMS).

A ferramenta desenvolvida de modelagem tridimensional de planta industrial permite também realizar diferentes análises de segurança, como à localização ótima de extintores e de rotas de fuga, entre outros recursos.

Para estudo de caso, escolheu-se uma planta piloto de uma caldeira aquatubular semi-industrial, de 0,3 MW de potência, localizada na Escola de Química da UFRJ. Buscou-se ainda a interação entre o usuário e o modelo, desenvolvendo-se um interpretador de dados de processo, permitindo que o modelo seja modificado em função de ações realizadas pelo operador.

A ferramenta desenvolvida pode minimizar retrabalho, acidentes e perdas, ao propiciar o aumento do entendimento do processo pelo operador. Adicionalmente, essa metodologia pode ser replicada em outras plantas industriais.