Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Realidade Virtual em Treinamento e Segurança Operacional: um estudo aplicado a Caldeira Semi-Industrial.

Autor: Thiago Sousa de Oliveira.
Orientadores: Maurício Bezerra de Souza Jr., Carlos André Vaz Jr.

O curto prazo imposto para se aprender uma determinada tarefa associado às cobranças por maiores níveis de produção, visando a lucros cada vez maiores, são motivos potenciais para a geração de acidentes.

Buscando contornar a dificuldade em se treinar um grande número de operadores em ambiente similar ao de trabalho, desenvolveu-se um sistema supervisório tridimensional, integrando simulação fenomenológica dinâmica, programada em Matlab, e Realidade Virtual (RV), elaborada em Plant Design Management System© (PDMS).

A ferramenta desenvolvida de modelagem tridimensional de planta industrial permite também realizar diferentes análises de segurança, como à localização ótima de extintores e de rotas de fuga, entre outros recursos.

Para estudo de caso, escolheu-se uma planta piloto de uma caldeira aquatubular semi-industrial, de 0,3 MW de potência, localizada na Escola de Química da UFRJ. Buscou-se ainda a interação entre o usuário e o modelo, desenvolvendo-se um interpretador de dados de processo, permitindo que o modelo seja modificado em função de ações realizadas pelo operador.

A ferramenta desenvolvida pode minimizar retrabalho, acidentes e perdas, ao propiciar o aumento do entendimento do processo pelo operador. Adicionalmente, essa metodologia pode ser replicada em outras plantas industriais.