TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Avaliação do Método Analítico para Quantificação do Teor de Biodiesel em Óleo Diesel empregando a Titrimetria.

Autora: Luana Castilho NevesMP.
Orientador: Donato Alexandre Gomes Aranda.

Resumo

Um método patenteado para determinação do teor de biodiesel em misturas com óleo diesel, baseado no índice de saponificação e titulação colorimétrica, foi avaliado, visando desenvolvimento de uma técnica de baixo custo e de fácil execução. O mesmo foi avaliado em uma faixa de concentração de 3 a 25% v/v, através dos parâmetros de precisão, tendência, faixa de trabalho e robustez. Foi também realizada uma comparação com o método de referência, baseado na espectrometria no infravermelho, especificado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Os resultados demonstraram que o método avaliado se mostrou robusto quanto à variação da matéria-prima, preciso e exato, na quantificação de concentrações médias e altas de biodiesel, porém para baixas concentrações mostrou melhores resultados e muito próximos ao método de referência, quando utilizada a titulação potenciométrica.

O método proposto possibilitou a quantificação de biodiesel nas misturas com óleo diesel na faixa de 3 a 7% v/v com erros relativos de 2,21%, quanto utilizada a titulação potenciométrica. Na faixa de 15 a 25 % v/v o erro médio relativo foi inferior a 2%, quando utilizada a titulação colorimétrica.