TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Desenvolvimento de Síntese Alternativa para a Produção de Corante Orgânico.

Autora: Patricia Cristina Vermelho Neto.
Orientadora: Érika Christina Ashton Nunes Chrisman.

Resumo

Os corantes estão em praticamente tudo que nos cerca e representam um dos mais antigos segmentos da indústria química se caracterizando pela alta dependência de intermediários de síntese, normalmente importados, gerando uma consequente dependência da política cambial. O presente trabalho envolveu a exemplificação de uma forma de definição de pesquisa tecnológica desde um estudo exploratório de análise mercadológica da área de corantes à proposição e execução de uma rota para a sua síntese.

Utilizando-se os sites Radar Comercial e Alice Web foi realizado um levantamento sobre as importações e exportações, ao longo do período de 2000-2007, dos países que possuem uma maior representatividade no mercado mundial de corantes com a identificação das classes com maior possibilidade de investimento pelas avaliações de demanda interna e externa. Após esta análise, a classe de corantes ácidos azóicos foi a que apresentou maior viabilidade quando associados aos interesses do pesquisador (classe esta em que estão incluídos os corantes alimentícios), dos mercados interno e externo.

Após a definição desta classe passou-se aos estudos de definição de um esqueleto básico de uma rota de síntese envolvendo a diazotação do ácido naftiônico, seguida de acoplamento com substâncias fenólicas (?-naftol, ?-naftol, e resorcina), fornecendo corantes que vão do amarelo ao vermelho, tendo suas estruturas comprovadas por análises de caracterização com IV, HPLC, e RMN de 1H e 13C. Baseado na avaliação dos presentes resultados pode-se dizer que a metodologia apresentada neste trabalho oferece um material focado em um propósito industrial, e é capaz de ser usado por outros pesquisadores que tenham interesse em trabalhos com propósitos industriais.