TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2010

Estudo do Monitoramento Tecnológico de Patentes Farmacêuticas do Omeprazol e seus Derivados com uma Comparação do Perfil de Depósitos de Brasileiros e Estrangeiros no Mundo.

Autora: Leandra Guimarães de Oliveira
Orientadora: Cheila Gonçalves Mothé

Resumo

Desenvolvimento de metodologia de monitoramento tecnológico de patentes farmacêuticas do OMEPRAZOL e de seus derivados com uma comparação do perfil de depósitos de patentes de invenção de brasileiros e estrangeiros no mundo, no período de 1979 até 2009, com ênfase em Propriedade Industrial.

As bases de dados disponíveis na Internet (INPI, DERWENT, ESPACENET, PATENT SCOPE e USPTO) foram utilizadas para avaliar os principais inventores, depositantes, país do depositante, as principais Classificações Internacionais de Patentes, ano de depósito, país de publicação, categorias das reivindicações e palavras-chave do fármaco: omeprazol, lansoprazol, rabeprazol, esomeprazol, pantoprazol, de modo a discutir a importância do patenteamento como instrumento de incentivo de inovação tecnológica na área farmacêutica.

Para complementar as informações coletadas, foram estudas as propriedades térmicas de amostras de Omeprazol comercializadas em farmácias convencionais e de manipulação.

Dentre os principais depositantes dos pedidos de patentes de invenção sobre o Omeprazol e seus derivados, o principal depositante no mundo foi a empresa Astrazeneca AB, com 129 depósitos; O principal inventor foi o Wolfgang-Alexander Simon com 41 depósitos de patente de invenção; O principal País depositante foi os EUA com 200 depósitos, apontando para uma hegemonia americana; A categoria de reivindicação que mais apareceu foi a de composição (602 resultados).

É importante a combinação de termos relacionados ao Omeprazol, tais como "omeprazole", "pantoprazole", "lansoprazole", "rabeprazole" e "esomeprazole", bem como a interseção com as principais classificações internacionais de patentes (CIP): A61K 31/3349, C07D 401/12 e A61P 1/04, a fim de selecionar o maior número de dados relevantes para o correto Monitoramento Tecnológico do fármaco em questão.

A avaliação das propriedades térmicas, através dos resultados de TG, DTG, DTA e DSC para amostras de Omeprazol (R1, R2, G1, S1, S2 e M1) obtidas por farmácias convencionais e de manipulação, revelou que todas as amostras estudadas apresentaram comportamento térmico e composições diferentes.