TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2010

A Otimização do Projeto, Construção e Operação de Gasodutos de Transporte de Gás Natural.

Autor: Almir Beserra dos Santos.
Orientadora: Érika Christina Ashton Nunes Chrisman

Resumo

O amadurecimento da indústria de gás natural no Brasil nesta ultima década pode ser observado através do aumento da taxa de crescimento da infraestrutura da rede de transporte de gás natural no Brasil, principalmente após a entrada em operação do gasoduto Brasil-Bolívia (GASBOL).

Com a publicação da "Lei do Gás", em 5 de março de 2009, o mercado do gás natural no Brasil passou a ter seu "marco regulatório". Além da modalidade de autorização introduzida pela Lei do Petróleo (1997), agora reservada apenas para gasodutos de importação, a referida Lei determina que o serviço de transporte de gás natural no Brasil passa a ser outorgado, também, via concessão. Esta modalidade aumentará a competitividade entre os agentes do setor do transporte de gás natural, visto que as empresas transportadoras terão que disputar entre si, via licitação, a obtenção da outorga de concessão para construção, operação e manutenção de novos gasodutos de transporte.

A empresa transportadora proponente da licitação que conceber o projeto de gasoduto de transporte com o menor risco de investimento e com os menores custos de projeto, construção, operação e manutenção, terá maior chance de se tornar a empresa vencedora da licitação.

Esta dissertação (de mestrado) trata da otimização do projeto, construção, operação e manutenção de gasodutos de transporte de gás natural no Brasil. Mais especificamente são apresentadas e discutidas as várias formas de aumento da eficiência e redução dos custos em todas as fases de vida de um gasoduto.