TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2009

Novo índice de Qualidade das Águas com uso da Lógica e Inferência Nebulosa.

Autor: André Lermontov.
Orientadores: Lídia Yokoyama e Mihail Lermontov.

Resumo

As metodologias que utilizam lógica nebulosa, uma das ferramentas da inteligência artificial, vêm cada vez mais sendo aplicadas no tratamento das incertezas e subjetividades intrínsecas dos problemas ambientais.

Este estudo propõe a criação de um novo índice de qualidade das águas, o Novo Índice Nebuloso de Qualidade das Águas - NINQA, através de uma interface facilitadora, o sistema de inferência nebulosa.

Inicialmente é apresentada uma metodologia para o desenvolvimento de um índice nebuloso de qualidade das águas - INQA. Visando a aplicação em diferenciadas situações no âmbito do gerenciamento hídrico, a metodologia é aplicada na análise de quatro bacias hidrográficas distintas.

Foram escolhidas para servirem de suporte uma Unidade de Gerenciamento Hídrico - UGRHI em área de conservação, uma em área agropecuária, uma em área em industrialização e por último, uma em área industrializada.

Para tal foram utilizados dados analíticos de monitoramento disponíveis nos Relatórios de Qualidade de Águas Interiores do Estado de São Paulo elaborados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo - CETESB durante os anos de 2004 a 2006.

Em seguida, o INQA é comparado estaticamente a outros índices calculados através das diversas metodologias tradicionais existentes na literatura. A analise estatística apresentou um resultado satisfatório dentro de uma margem aceitável, intrínseca ao uso da lógica nebulosa.

A seguir são acrescentados novos parâmetros analíticos e qualitativos à metodologia e um novo enquadramento das bacias hidrográficas é apresentado. O novo índice proposto representa de forma mais realista a qualidade das águas em seus respectivos rios.