TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Nível de Integridade de Segurança (SIL) integrado com Fatores Humanos e Organizacionais.

Autora: Ana Paula Alves Viana Melo.
Orientadores: Márcio Nele de Souza, Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e Melo.

Resumo

Em muitas análises de acidentes/incidentes os fatores humanos e organizacionais vêm sendo apontados como causas raízes ou fatores contribuintes. Logo, no sentido de agir preventivamente, muitas metodologias têm sido propostas em artigos científicos para a quantificação destes fatores nas organizações.

Em função do grande avanço da eletrônica digital da última década, as indústrias possuem cada vez mais sistemas instrumentados de segurança (SIS), que são a instrumentação e controles instalados com o objetivo de trazer o processo, ou equipamento específico no processo, para um estado seguro. Porém, quando a unidade é posta em operação, esses SIS podem ser afetados negativamente pelos fatores humanos e organizacionais presentes e podem também não atingir, na fase de operação, o nível de integridade de segurança (SIL) calculado na fase de projeto.

A metodologia de verificação dos fatores humanos e organizacionais na fase operacional dos SIS é analisada neste trabalho, através de um estudo de caso realizado numa unidade em funcionamento de gás natural liquefeito (GNL). Com o estudo de caso pôde-se verificar qual(is) fator(es) humano(s) e organizacional(is) mais impactam o SIS da unidade e, desta forma, agir preventivamente para eliminar estes problemas identificados. Foi possível também calcular o SIL operacional e compará-lo com o SIL de projeto.