TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2009

Níveis Hierárquicos de Análise Estratégica: Um Estudo sobre a Diversificação das Empresas de Petróleo em Petroquímica.

Autor: Leonardo Gomes Cardoso.
Orientadores: José Vitor Bomtempo Martins e Helder Queiroz Pinto Jr.

Resumo

Desde o final da Segunda Guerra Mundial a diversificação vem se mostrando uma das principais estratégias de crescimento das empresas, principalmente pela possibilidade de agregar valor a recursos existentes dentro da organização, de reduzir os custos de transação, de reduzir a exposição ao risco e de assegurar o acesso a insumos chave.

O presente trabalho apresenta um esquema analítico denominado Diagrama dos Níveis Hierárquicos de Análise Estratégica cujo objetivo é categorizar indicadores qualitativos e quantitativos que permitam a observação das estratégias de diversificação de empresas em negócios ditos não dominantes. Outro objetivo do quadro analítico proposto é a identificação de fatores críticos para o sucesso dessas estratégias.

Como exemplo da aplicação do diagrama, estuda-se o caso da participação de empresas de petróleo em petroquímica, a partir da análise do comportamento das três maiores empresas privadas de petróleo com significativa participação em petroquímica (ExxonMobil, Shell e BP).

O esquema analítico demonstra que não existe uma estratégia padrão para a atuação de empresas de petróleo em petroquímica. Esta falta de padrão decorre principalmente da existência de recursos, ou competências, idiossincráticos a cada empresa.

Apesar da falta de padrão, é possível estabelecer condições críticas para o sucesso dessas estratégias: foco em locais de matéria prima barata e/ou onde a demanda apresenta maiores taxas de crescimento, foco em produtos com maior volume, crescimento de joint-ventures (diretamente relacionado com a questão geográfica) e investimentos em tecnologia.