Atenção: Os candidatos selecionados no Processo Seletivo MA 2020/1 ou DSc 2020/1 devem usar os mesmos CPF e Senha da inscrição no Processo Seletivo e, se necessário, pedir "Lembrar Senha" na tarja azul clara no topo desta tela. Só precisa preencher a opção Registro de Matrícula, subopções Dados Pessoais, Contato e Documentação.

4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  16. Hidrogênio e Células a Combustível
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Movimentos Estratégicos das Empresas de Petróleo em Biocombustíveis.

Autora: Roberta Vinhas Adduci.
Orientadores: José Vitor Bomtempo Martins, Flávia Chaves Alves.

Essa dissertação apresenta um estudo que propõe uma tipologia das principais estratégias adotadas pelas grandes empresas de óleo e gás no setor de biocombustíveis. O estudo é justificado pelos grandes desafios encontrados para solucionar o problema de geração de energia no mundo, onde no setor dos transportes, os biocombustíveis aparecem como possíveis soluções.

A metodologia, utilizada para desenvolvimento do trabalho, teve como base a busca por uma tipologia que se adequasse ao setor de biocombustíveis e escolha de empresas, de óleo e gás, que apresentassem interesse pelo desenvolvimento de biocombustíveis. Foi construída uma base de dados das empresas de petróleo e gás partindo das listagens das revistas PIW e Oil & Gas Journal.

Das 81 empresas encontradas somente 26 apresentaram movimentos estratégicos relevantes em biocombustíveis. Com base nos movimentos encontrados para cada empresa, foram classificados os tipos de estratégia adotados pelas mesmas. Foram identificados mais movimentos relacionados ao biodiesel do que ao etanol.

A maioria das empresas parece adotar uma estratégia do tipo espiral com envolvimento apenas de curto prazo com os biocombustíveis, limitando-se a movimentos comerciais e construção de plantas para produção de biocombustíveis. Apenas 4 empresas mostraram estratégias do tipo explorador, 11 do tipo pacman - financiamento, 2 pacman - equity e 2 pacman - joint venture, em que o esforço de P&D mostrou alguma relevância. Pode ser considerado, portanto, pequeno o número de empresas de petróleo e gás que estão se empenhando em soluções de longo prazo em biocombustveis.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES