Atenção: Os Candidatos aprovados para as turmas 2018/1 tanto de Mestrado quanto de Doutorado, que ainda não completaram seus dados, devem acessar a Intranet do EPQB para completar o cadastro, no período de 10/01/2018 a 17/01/2018. Só precisa preencher a opção Registro de Matrícula, subopções Dados Pessoais, Contato e Documentação.
This is an example of a HTML caption with a link.

18. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  19. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  21. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing
  22. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  24. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural
  25. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Movimentos Estratégicos das Empresas de Petróleo em Biocombustíveis.

Autora: Roberta Vinhas Adduci.
Orientadores: José Vitor Bomtempo Martins, Flávia Chaves Alves.

Essa dissertação apresenta um estudo que propõe uma tipologia das principais estratégias adotadas pelas grandes empresas de óleo e gás no setor de biocombustíveis. O estudo é justificado pelos grandes desafios encontrados para solucionar o problema de geração de energia no mundo, onde no setor dos transportes, os biocombustíveis aparecem como possíveis soluções.

A metodologia, utilizada para desenvolvimento do trabalho, teve como base a busca por uma tipologia que se adequasse ao setor de biocombustíveis e escolha de empresas, de óleo e gás, que apresentassem interesse pelo desenvolvimento de biocombustíveis. Foi construída uma base de dados das empresas de petróleo e gás partindo das listagens das revistas PIW e Oil & Gas Journal.

Das 81 empresas encontradas somente 26 apresentaram movimentos estratégicos relevantes em biocombustíveis. Com base nos movimentos encontrados para cada empresa, foram classificados os tipos de estratégia adotados pelas mesmas. Foram identificados mais movimentos relacionados ao biodiesel do que ao etanol.

A maioria das empresas parece adotar uma estratégia do tipo espiral com envolvimento apenas de curto prazo com os biocombustíveis, limitando-se a movimentos comerciais e construção de plantas para produção de biocombustíveis. Apenas 4 empresas mostraram estratégias do tipo explorador, 11 do tipo pacman - financiamento, 2 pacman - equity e 2 pacman - joint venture, em que o esforço de P&D mostrou alguma relevância. Pode ser considerado, portanto, pequeno o número de empresas de petróleo e gás que estão se empenhando em soluções de longo prazo em biocombustveis.