TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Estudo do Monitoramento Tecnológico de Patentes Farmacêuticas para o Tratamento de Doenças Circulatórias e Análise Térmica da Estabilidade desses Medicamentos.

Autor: Marcus Vinicius Magalhães de Almeida.
Orientadoras: Cheila Gonçalves Mothé, Tatiana Carestiato da Silva.

Resumo

Atualmente as doenças circulatórias apresentam uma incidência elevada na população mundial em geral, chegando a 1% da população mundial acima de 70 anos. Os principais medicamentos utilizados no controle dessas patologias são os fármacos da classe das tienopiridinas, sendo os medicamentos a base de ticlopidine e clopidogrel os mais utilizados mundialmente.

O presente trabalho tem então, como objetivo, promover um estudo do monitoramento tecnológico de patentes relacionadas a esses dois medicamentos, com a finalidade de apresentar o mercado, a pesquisa e o desenvolvimento para esses medicamentos e ainda a posição do Brasil dentro desse segmento.

Como estudo complementar, foi realizado uma avaliação pelas técnicas de análise térmica, de amostras desses medicamentos (genéricos e de referência), para verificar sua estabilidade e transição térmica. A partir dos estudos realizados foi possível constatar a grande variedade de patentes para estes dois medicamentos, ressaltando principalmente o domínio deste segmento por grandes indústrias farmacêuticas transnacionais. Além das diferenças entre os tipos de depósitos realizados no Brasil e no mundo, sendo as patentes depositadas no Brasil, mais voltadas para a área de produção e controle dos medicamentos e não para formulação de novas moléculas.

A análise térmica demonstrou que as amostras genéricas do medicamento ticlopidine apresentaram mais eventos endotérmicos do que a de referência, indicando menor pureza. Enquanto que as amostras genéricas do clopidogrel apresentaram maior estabilidade térmica do que as amostras de referência, contradizendo os resultados esperados após a análise do ticlopidine.