Atenção: Os candidatos selecionados no Processo Seletivo MA 2020/1 ou DSc 2020/1 devem usar os mesmos CPF e Senha da inscrição no Processo Seletivo e, se necessário, pedir "Lembrar Senha" na tarja azul clara no topo desta tela. Só precisa preencher a opção Registro de Matrícula, subopções Dados Pessoais, Contato e Documentação.

4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  16. Hidrogênio e Células a Combustível
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Modelagem e Simulação de Calcinadores de Hidróxido de Alumínio em Leito Fluidizado.

Autor: Eduardo Lopes Gonçalves Filho.
Orientadores: José Luiz de Medeiros, Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo.
Laboratório: H2CIN

Com o crescimento do consumo de alumínio no mundo, reduzir custos no processo produtivo tornou-se fundamental para a sustentabilidade e competitividade das indústrias produtoras. Atualmente, o Brasil é o maior produtor e um grande exportador de alumina calcinada, produto intermediário no processo produtivo do alumínio metálico, com destaque para a Hydro-Alunorte, maior refinaria do mundo, que apresenta um dos menores custos unitários de produção de alumina. Contudo, a alta competição entre os grandes produtores e exportadores de alumina exige que a busca por melhorias no processo sejam estudadas ao extremo, de forma a otimizar o preço do produto final.

Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um recurso computacional em MATLAB para simulação estacionária da operação unitária mais intensiva em consumo energético do Processo Bayer utilizado em usinas de refino de alumina - o calcinador de hidróxido de alumínio em leito fluidizado.

A otimização energética de calcinadores depende de recursos confiáveis para a simulação do desempenho dos mesmos, especialmente no que concerne à previsão do comportamento térmico do sistema frente a variações em diversos fatores operacionais como razão ar-sólido, configuração de contato gás-sólido, razão ar-combustível e poder calorífico do óleo combustível.

Com este intuito, foi desenvolvida a modelagem de um reator de calcinação em leito fluidizado para queima do óleo combustível, abordando o fenômeno de fluidização de leitos de partículas, além do transporte pneumático de finos e sua recuperação em ciclones. Dispositivos de troca térmica gás-sólido visando à integração energética entre correntes de sólidos quente e ar frio de injeção também foram considerados.

O modelo em forma de digrafo foi capaz de prever o comportamento das espécies envolvidas no processo, obtendo-se perfis de composições, vazões e temperaturas ao longo do sistema. Uma Unidade de Calcinação foi simulada com diferentes características em suas cargas de entrada obtendo-se perfis espaciais de variáveis relevantes na resposta do processo.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES