TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Mapa Estratégico para a Indústria Sucroalcooleira através do Uso de Balanced Scorecard

Autor: Cláudio de Almeida Fernandes
Orientadores: Flávia Chaves Alves, Paulo Luiz de Andrade Coutinho

Resumo

A análise da indústria sucroalcooleira desperta grande interesse, em virtude do papel central desempenhado pelo Brasil na produção de biocombustíveis, no caso o etanol, produzido a partir da fermentação de cana de açúcar.

O país detém vantagens competitivas neste setor, frente aos demais países, por possuir custos de produção mais baixos, grande extensão territorial, clima favorável e aceitação, por parte do mercado consumidor, de veículos com a tecnologia flexfuel. Estes fatores são imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento expressivo do setor.

Mas ainda, há oportunidades a serem aproveitadas, devido ao crescente apelo das questões ambientais no mundo. Assim, através da análise de oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, foi construído o mapa estratégico com o emprego da ferramenta Balanced Scorecard, nas suas quatro perspectivas, de modo a auxiliar na construção de um caminho mais previsível e de modo a reduzir a incerteza no ambiente industrial e minimizar riscos nos investimentos, estabelecendo objetivos e ações a serem desenvolvidas para o sucesso da indústria canavieira no Brasil.

No cenário atual, percebe-se que o setor apresenta grandes oportunidades de desenvolvimento, sendo possível um posicionamento favorável caso sejam feitos investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e aumento na participação no comércio internacional.