TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2008

O Mapa Estratégico da Indústria aplicado ao Biodiesel no Brasil.

Autora: Aleksandra Sliwowska Bartsch.
Orientadora: Adelaide Maria de Souza Antunes.

Resumo

A presente tese analisa a situação do Biodiesel no Brasil, com o auxílio do Mapa Estratégico da Indústria, uma ferramenta elaborada pela Confederação Nacional da Indústria. Esta análise é complementada com a apresentação de políticas de Ciência & Tecnologia para o desenvolvimento sustentado deste combustível renovável na matriz energética brasileira do século XXI.

Foi elaborado um levantamento histórico sucinto das diferentes fontes de energia utilizadas a nível mundial, bem como da evolução da construção da matriz energética brasileira. Este levantamento tem como objetivo embasar a análise do papel das energias renováveis para a América Latina e para o Brasil, e ressaltar a importância do biodiesel para o posicionamento competitivo brasileiro na economia mundial e do desenvolvimento de competências para liderar a transição da sociedade do petróleo para a sociedade da bioenergia.

Esta tese constitui-se no primeiro documento que sistematiza o biodiesel brasileiro sob a ótica da gestão estratégica, bem como o primeiro trabalho que utiliza a ferramenta do Mapa Estratégico da Indústria da CNI em uma análise dentro do segmento de energia. Inédita também é a contribuição no âmbito da Ciência & Tecnologia, com a proposição de políticas nesta área no sentido de estabelecer um caminho sólido para a adoção do biodiesel no Brasil.