TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2011

Avaliação de Mecanismos de Incentivo a Cogeração de energia a partir de Bagaço de Cana de Açúcar em uma Planta Química Brasileira de Soda-Cloro.

Autor: João Bruno Valentim Bastos.
Orientadores: Suzana Borschiver, Alexandre Szklo.

Resumo

Incertezas quanto à evolução das margens operacionais e o aumento da regulamentação associada ao controle de gases de efeito estufa constituem duas fontes de vulnerabilidade que estão diretamente relacionadas à demanda por serviços energéticos por parte da indústria química brasileira.

A indústria de soda-cloro é um dos segmentos mais intensivos no consumo de eletricidade. Cerca de 50% do custo total de uma planta soda-cloro é representado pela energia elétrica. Medidas de eficiência energética e sistemas de cogeração (geração combinada de eletricidade e calor - ou, na sigla em inglês, CHP) possibilitam menores custos de produção e podem contribuir para um melhor desempenho do sistema energético regional.

Esta Dissertação se propõe avaliar, a partir do ponto de vista do investidor e através do uso de um simulador, o impacto de mecanismos de incentivo à cogeração, a partir do bagaço da cana-de-açúcar, numa planta de produção de soda-cloro.

O estudo indicou que uma planta baseada em turbinas a vapor do tipo CEST, consumindo bagaço, com uma potência elétrica de 109 MWe, poderia tornar-se viável economicamente, desde que políticas de incentivo fossem implementadas, especialmente no que se refere às tarifas de back-up. Uma possibilidade, diante da eficiência global do sistema, da fonte primária de energia renovável e da sua importância para o estado de Alagoas, seria permitir a participação da distribuidora de eletricidade no projeto.