TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Estudo das Reações Consecutivas de Hidrogenação e Desidratação de Xilose: avaliação Catalítica e Cinética.

Autor: Alex Azevedo BicudoMP.
Orientador: Eduardo Falabella Sousa-Aguiar.

Resumo

Estudaram-se as reações de hidrogenação e desidratação de xilose, com o objetivo de converter esse açúcar em anidroxilitol. A partir do conceito de produção de isossorbida, obtida a partir da hidrogenação de glicose, obtendo-se o sorbitol e a desidratação deste, obtendo-se a isossorbida, foi estudada uma rota análoga, partindo-se agora da xilose.

Os experimentos realizados mostraram rendimentos da ordem de 45% em massa de xilitol, para as reações de hidrogenação e 77% de rendimento em anidroxilitol, nas reações de desidratação, com os catalisadores experimentados. O estudo cinético realizado permitiu elencar os catalisadores conforme suas energias de ativação.

Conclui-se, a partir dos resultados obtidos, que a produção de anidroxilitol em uma etapa é viável, porém não em batelada. A presença de água, açúcares e seus produtos de degradação inibem a reação de desidratação, não permitindo então que as reações de hidrogenação e desidratação ocorram de maneira consecutiva. São necessários estudos posteriores destas reações em leito fixo, de forma contínua, bem como estudos de estabilidade térmica de alguns catalisadores experimentados neste trabalho.