TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2008

Os Sistemas de Gestão da Inovação e a Capacidade Inovadora das Empresas.

Autora: Telma Longanezi.
Orientadora: José Vitor Bomtempo Martins e Paulo Luiz de Andrade Coutinho.

Resumo

A inovação tem sido mundialmente reconhecida como chave para obtenção de vantagem competitiva e sucesso nos negócios, razão pela qual muitas empresas têm implantado em suas estruturas Sistemas de Gestão da Inovação. Entretanto, a prática mostra que a aplicação de recursos financeiros não é o suficiente para obtenção dos resultados desejados, o que é compreensível quando consideradas as dimensões críticas da inovação, como: incerteza, necessidade de empreendedorismo e dependência de conhecimento.

Mas, o que faz com que algumas empresas sejam bem sucedidas e outras não apresentem resultados satisfatórios na inovação?

A proposta deste trabalho é analisar, através de estudos de caso em três empresas brasileiras, o impacto do uso de Sistemas de Gestão da Inovação na Capacidade Inovadora das Empresas. Os resultados confirmam que os sistemas de gestão são benéficos para o exercício da inovação e para a obtenção de resultados. Entretanto, fatores estruturais - ferramentas, metodologias e processos - adequados não são o suficiente para obtenção de vantagem competitiva através da inovação. O diferencial de um sistema da inovação encontra-se em fatores organizacionais, representados pela estratégia, liderança da empresa e cultura organizacional.