TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2012

Metodologia para o Gerenciamento Sustentável do Reúso de Águas e Efluentes por meio da Integração de Processos.

Autor: Reinaldo Coelho Mirre.
Orientadores: Lídia Yokoyama, Fernando Luiz Pellegrini Pessoa.

Resumo

A preocupação com a geração e o impacto de efluentes no ambiente industrial vem estimulando o desenvolvimento de técnicas voltadas para o adequado gerenciamento dos recursos hídricos. Neste sentido, a adoção de um modelo de gestão industrial que estabeleça melhorias no aproveitamento de água contribui para disseminar a visão de sustentabilidade empresarial.

Este trabalho propõe um modelo para o gerenciamento do reúso sustentável de águas e efluentes nos processos industriais, denominado P+ÁGUA. Sua base está voltada para a aplicação do método Diagrama de Fontes de Água (DFA) como ferramenta a ser utilizada em conjunto com um programa de Produção mais Limpa (P+L). Adicionalmente, como referencial para validação de cenários, o modelo adota técnicas de valoração de danos ambientais provocados pelo lançamento de efluentes nos corpos hídricos.

Um estudo de caso foi conduzido a partir de dados que procuram representar os processos hídricos de uma refinaria de petróleo brasileira. O DFA foi aplicado considerando 7 componentes relevantes para as características das correntes presentes. Assim, foram gerados 37 cenários proponentes de correntes de reúso, os quais também consideraram a possibilidade de reciclo da estação de tratamento de efluentes.

As propostas levaram a oportunidades de reúso com até 45% de redução de água captada, e até 37% de redução de custos. Os cenários incluíram o estudo de melhorias de condições operacionais dos ciclos de concentração das torres de resfriamento, assim como simulações de índices de estabilidade da água.

A metodologia possibilitou selecionar previamente os cenários mais promissores, por meio de um procedimento que utiliza técnicas estatísticas, analisando os respectivos custos operacionais. Outro procedimento proposto refere-se à alocação de processos regenerativos, de modo a contornar problemas relacionados à violação de concentração de contaminantes nas operações. O conjunto de cenários foi então reduzido a 3 propostas consideradas promissoras. O tempo de retorno de investimento foi satisfatório, entre 1 e 2,5 anos, e apontou-se um cenário como potencial para implementação.

Um estudo de sensibilidade foi efetuado sobre as três propostas promissoras, utilizando o custo adicional de impacto como parâmetro de seleção, sob a ótica das externalidades (impactos) negativas. Constatou-se que o efluente final para descarte no corpo receptor encontra-se em condições de atender ao padrão de qualidade estabelecido pela legislação. A metodologia constitui um modelo para tomada de decisão que permite identificar propostas de reúso atreladas a possíveis impactos negativos sobre os recursos hídricos, oferecendo suporte adicional para formuladores de políticas e estratégias empresariais.