4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Gerenciamento de Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD), no Município de Uberlândia-MG

Autor: Selmo Costa da Silva
Orientadora: Denize Dias de Carvalho

(RSD) do município de Uberlândia-MG, com ênfase na minimização do impacto ambiental gerado pelo uso da coleta seletiva e da reciclagem desses resíduos, além de estabelecer uma proposta para o gerenciamento dos mesmos. Investigou-se as políticas públicas realizadas pelo município e por órgãos privados, para a obtenção de novos meios de gerenciamento, visando sempre a redução da quantidade dos resíduos e a disposição final dos mesmos. Simultaneamente fez-se um levantamento dos diversos programas já criados e avaliou-se a condição em que se encontravam na época da realização deste trabalho. Observou-se a necessidade de uma maior participação da sociedade, assumindo um papel mais decisivo, além da implementação de empreendimentos por parte dos poderes públicos no incentivo de uma educação ambiental.

Conclui-se que os programas de reciclagem e coleta seletiva implantados no município de Uberlândia contribuem para diminuição da quantidade de resíduos sólidos produzidos, entretanto, ainda não são suficientes.

Uma sugestão é a adoção do uso de dois recipientes para a coleta: um para resíduo úmido, o qual pode sofrer decomposição e outro para todo o resto dos resíduos, aqui denominado resíduo seco. A coleta e o transporte seriam feitos separadamente para as duas parcelas. O destino do resíduo úmido seria uma área dedicada à compostagem ou mesmo o aterro sanitário municipal. O destino do resíduo seco seria uma área destinada à triagem, que poderá ser uma instalação projetada especificamente para esse fim ou mesmo aproveitar todas as instalações das associações e cooperativas de recicladores já existentes no município de Uberlândia. Assim cada parcela de resíduo será recebida por equipes especializadas na triagem e na comercialização, o que reduziria o envolvimento da administração pública e aumentaria o envolvimento da iniciativa privada.

Uma segunda sugestão seria a prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, desenvolver parcerias com as escolas, motivando o desenvolvimento de uma disciplina de ciência e cidadania que pudesse envolver não só os professores e alunos, mas toda a comunidade, através das aulas e palestras, no sentido de fazer da própria escola um local de recolhimento de recicláveis e com isso repassarem para os catadores daquela comunidade.

O objetivo destas ações é reduzir a quantidade de resíduos aterrados, aumentando assim o tempo de vida útil do aterro sanitário e consequentemente visando à preservação ambiental. Com esta conduta o resíduo seco poderá ser estocado por mais tempo sem o incomodo da decomposição do resíduo úmido que foi previamente separado.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES