Atenção: O período em que os Candidatos aprovados para o Mestrado (Acadêmico ou Profissional) deverão acessar a Intranet do TPQB para completar o cadastro vai de 29/08/2017 a 31/08/2017. Só então o acesso será liberado.
This is an example of a HTML caption with a link.

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2010

Estudo de Viabilidade Econômica das Formas de Aproveitamento do Gás Natural.

Autor: Leandro Couto Rosa
Orientadores: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, Flávia Chaves Alves

O gás natural é considerado uma importante fonte de energia da cadeia energética nacional e mundial. O aumento populacional e da demanda por este insumo nos centros consumidores e seus arredores tem incentivado novos investimentos em tecnologia de armazenamento e aproveitamento do gás natural para suprir as necessidades da população para as próximas décadas.

O aproveitamento do gás natural pode ser realizado através das seguintes tecnologias:

Este trabalho tem como objetivo propor um procedimento para avaliação e escolha da melhor tecnologia de aproveitamento do gás natural conhecendo-se a fonte e local de demanda, utilizando os métodos de viabilidade econômica de projetos (Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback) tanto no segmento offshore quanto no onshore nas regiões do Brasil, a uma taxa de desconto de 10% a.a e um tempo de projeto de 20 anos. A tecnologia de HGN apresentou os melhores resultados, seguido do GNC e GTL. A escolha da tecnologia pode ser influenciada em função da distância de transporte, vazão, taxa de desconto e o preço de venda do gás natural.