TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Identificação de Fatores Críticos na Produção de Biodiesel: Estratégia para Comercialização Internacional deste Biocombustível.

Autora: Andrea Alcantara Cid.
Orientadoras: Adelaide Maria de Souza Antunes
PDF Download da Dissertação

Resumo

A presente dissertação considera como estratégica a futura comercialização internacional do biodiesel produzido no Brasil, haja vista o interesse internacional acerca da utilização de biocombustíveis, em decorrência da tendência de aumento nos custos de extração e refino do petróleo, do aumento de preços e das pressões internacionais para a substituição de combustíveis fósseis em virtude das mudanças climáticas que vêm se intensificando nos últimos anos.

São analisadas as potencialidades do país, as estruturas institucional e organizacional do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, as ações do Governo e do setor, a situação atual da produção e uso do biodiesel, bem como são consideradas as opiniões de stakeholders e especialistas envolvidos no tema.

Esta análise possibilitou a identificação de fatores críticos a serem desenvolvidos ou implementados na produção interna de biodiesel com vistas à sua comercialização internacional. Estes fatores são: a Metrologia, a Acreditação de laboratórios, a Normalização, a Regulamentação Técnica, a Certificação e a Superação de Barreiras Técnicas.

A análise destes fatores críticos em questão vis a vis a análise crítica da situação atual para o biodiesel revela que o Brasil apresenta estrutura organizacional adequada para o desenvolvimento e domínio dos mecanismos aqui considerados estratégicos para possibilitar o acesso do biodiesel produzido no Brasil aos mercados internacionais.

Agregando-se todos os instrumentos técnicos e políticos apontados neste trabalho, o Brasil terá um programa robusto e contínuo para produção de biodiesel que, certamente, o colocará em lugar de destaque no mercado mundial deste biocombustível.