TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Estudo da Pirólise de Borra Oleosa de Refinaria por Análises Térmicas.

Autora: Maria Marta Moreira Crelier.
Orientador: Jo Dweck.

Resumo

As borras oleosas constituem um passivo ambiental na indústria do petróleo e necessitam de destinação adequada para que se garanta a sustentabilidade nos processos industriais de exploração de nossos recursos naturais.

Na presente Dissertação foi estudada a pirólise de uma borra oleosa proveniente de uma refinaria brasileira, através de análises térmicas. Foi verificado o potencial calorífico da borra, a influência da água presente na borra e o efeito de um catalisador na pirólise da mesma. Foram feitas misturas contendo catalisador e borra em diversas proporções para o estudo das etapas de pirólise na presença de catalisador. Por intermédio da termogravimetria foram desenvolvidas metodologias para o cálculo do teor de água em borras oleosas e para verificação da atividade de diferentes teores de catalisador na pirólise da borra oleosa.

Durante os estágios iniciais de pirólise a água presente na borra vaporiza-se, interferindo no processo inicial de pirólise dos componentes orgânicos. Em função desse fato, as principais etapas de pirólise desses componentes foram estudadas após a liofilização da borra.

No estudo do efeito do uso de catalisador, verifica-se que, após a etapa de eliminação de água, quanto maior a proporção catalisador/borra, menor é a temperatura em que ocorre um mesmo grau de pirólise, assim como maior grau de pirólise total da borra é conseguido em relação à borra sem a presença do catalisador.