TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Esterificação Enzimática de Palmitato de 2-Etilexila em Sistema Livre de Solvente

Autora: Aline Richetti
Orientadores: Selma Gomes Ferreira Leite, Octávio Augusto Ceva Antunes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar a produção enzimática de palmitato de 2-etilexila utilizando como substratos ácido palmítico e 2-etil-hexanol e como catalisadores as lipases imobilizadas comerciais Novozym 435 e Lipozyme RM IM em sistema livre de solvente.

Foram realizados dois planejamentos experimentais sequenciais com a Lipozyme RM IM e três planejamentos experimentais com Novozym 435, a fim de otimizar a produção enzimática de palmitato de 2-etilexila.

Os resultados obtidos no segundo planejamento para a Lipozyme RM IM mostram que a condição experimental razão molar ácido:álcool 1:3, 70°C, 150rpm, 10% (p/p substratos) de enzima e 6 horas de reação conduziram às maiores conversões, obtendo-se cerca de 95% de produto.

Utilizando a Novozym 435 os resultados obtidos no terceiro planejamento mostram que a condição experimental razão molar ácido:álcool 1:5,5, 70°C, 150rpm, 10,5% (p/p substratos) de enzima e 6 horas de reação conduziram às maiores conversões, na ordem de 93%.

A partir destas condições o estudo cinético foi realizado com as duas enzimas, avaliando o efeito da razão molar ácido:álcool, da concentração de enzima e da temperatura no processo. De forma geral, os resultados obtidos na avaliação cinética permitem concluir que com excesso de álcool, concentrações relativamente baixas de enzima e temperaturas mais elevadas, além de tempo reduzido de reação, conduziram à conversões em palmitato de 2-etilexila próximas de 100%.