TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2009

Estudo do Equilíbrio de Fases de Hidrocarbonetos e CO2 Supercrítico.

Autora: Ana Mehl.
Orientadores: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa e Silvia Maria Zanini Sebrao.

Resumo

O estudo do comportamento das fases em equilíbrio de sistemas relacionados ao petróleo e seus resíduos é de grande importância para o desenvolvimento de novas tecnologias que viabilizem o seu melhor aproveitamento.

As metodologias utilizadas para determinação da composição das fases em equilíbrio dos sistemas foram avaliadas tendo sido validadas duas metodologias experimentais: método visual e método acústico.

As medidas experimentais das composições em equilíbrio foram realizadas pelo método visual que apesar de simples só é aplicável a sistemas transparentes, portanto não aplicável a sistemas opacos. Em sistemas opacos, para a realização de medidas de equilíbrio, é indicado o uso do método acústico, pois o mesmo independe da visualização das mudanças que ocorrem no sistema.

Foram determinadas as curvas de ponto de bolha de sistemas multicompostos formados por hidrocarbonetos geralmente encontrados no petróleo e o CO2 supercrítico. As misturas destes hidrocarbonetos podem apresentar características de comportamento similares ao do petróleo.

A modelagem termodinâmica também é uma importante ferramenta no desenvolvimento dos processos de separação. É apresentada uma avaliação sobre a capacidade de correlacionar dados experimentais aos dados calculados pelo modelo termodinâmico formado pela equação de estado cúbica de Peng-Robinson e algumas regras de mistura do tipo de vander Walls. Os parâmetros de interação binária foram estimados.

O uso da tecnologia de extração com fluido supercrítico na recuperação de resíduos de petróleo foi avaliada a partir de simulação computacional com o uso de solventes de composição variada.