TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2011

Estudo do Equilíbrio de Fases de Hidrocarbonetos, Água e CO2

Autora: Juliana Nascimento Cardozo da Silva.
Orientadores: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, Ana Mehl.

Resumo

A concentração de dióxido de carbono é um dos desafios relacionados à exploração e à produção das jazidas de petróleo descobertas na camada do pré-sal. Esta substância, quando em contato com a água, reage formando ácido carbônico, uma substância corrosiva que acarretará o emprego de materiais mais resistentes. Outra peculiaridade é a destinação final do CO2, que poderá ser reinjetado para recuperação secundária do petróleo. Neste contexto, a demanda por dados de equilíbrio de fases a altas pressões, que auxiliem a modelagem termodinâmica de novos campos de produção, ganha importância na indústria petrolífera.

A presente dissertação se propôs a estudar o comportamento das fases, em altas pressões, de sistemas multicomponentes formados por hidrocarbonetos, água e CO2. As medidas experimentais das pressões do ponto de bolha foram realizadas empregando dois métodos, visual e acústico, simultaneamente. Os resultados obtidos permitiram construir as curvas dos pontos de bolha das misturas: (i) n-hexadecano, água e CO2; (ii) decalina, água e CO2; (iii) tetralina e CO2; (iv) tetralina, água e CO2; e (v) n-hexadecano, decalina, tetralina, água e CO2, nas temperaturas de 40°, 45° e 50°C. Foi avaliada a influência da temperatura e da presença da água no equilíbrio de fases, utilizando dados reportados na literatura para a comparação. As vantagens e as limitações das metodologias experimentais empregadas também foram apresentadas.