TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Avaliação Metrológica de Métodos para determinação do Índice de Iodo em Biodiesel B100.

Autor: Rodrigo Vivarelli Poggi Leal.
Orientador: Peter Rudolf Seidl.

Resumo

A especificação do biodiesel (B100) estabelece como um dos parâmetros de análise, a medição do grau de insaturação presente na sua composição, denominado índice de iodo, o qual está relacionado a fatores de qualidade do biodiesel combustível, como a polimerização, a estabilidade e a viscosidade.

Os procedimentos normalizados utilizam a titulação colorimétrica, com indicador de amido, como a principal metodologia de medição do índice de iodo e, alguns deles, também mencionam a titulação potenciométrica como alternativa. Com base nos procedimentos normalizados foi elaborado, para este estudo, um planejamento experimental a dois níveis, que envolveu a avaliação de três fatores considerados relevantes para a melhoria dos resultados:

Os experimentos foram realizados em matriz de biodiesel proveniente da oleaginosa de palma (dendê). O planejamento experimental não indicou diferenças significativas entre as técnicas utilizadas, mas sim para as variações de solvente e temperatura. A técnica potenciométrica apresentou melhor qualidade nas determinações dos índices de iodo, pois, além de ser mais exata, resultou em menores incertezas das medições, com valores entre 0,613 g I2 / 100 g e 1,438 g I2 / 100 g, em comparação com os resultados obtidos pela técnica colorimétrica, com valores entre 1,61 g I2 / 100 g e 3,30 g I2 / 100 g.