Atenção: Os candidatos selecionados no Processo Seletivo MA 2020/1 ou DSc 2020/1 devem usar os mesmos CPF e Senha da inscrição no Processo Seletivo e, se necessário, pedir "Lembrar Senha" na tarja azul clara no topo desta tela. Só precisa preencher a opção Registro de Matrícula, subopções Dados Pessoais, Contato e Documentação.

4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  16. Hidrogênio e Células a Combustível
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Desenvolvimento e Validação de um Método para a Determinação de Glicerol em Biodiesel.

Autora: Verônica Parente Gomes de Araújo.
Orientadores: Andréa Medeiros Salgado, Fernando Luiz Pellegrini Pessoa.

O glicerol é o principal subproduto gerado na produção de biodiesel. A sua determinação serve como parâmetro para avaliar a eficácia do processo de purificação e indicar a qualidade deste combustível. A técnica analítica recomendada pela ANP para determinação de glicerol em biodiesel é a cromatografia gasosa, porém esta técnica é demorada, envolve consumo elevado de reagente e apresenta limitada portabilidade. Biossensores representam uma ferramenta promissora para suplementar essa técnica, pois tem como características sensibilidade, seletividade e facilidade de automação, sendo equipamentos simples e portáteis.

O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar uma metodologia para detecção e monitoração do glicerol, gerado como subproduto na produção de biodiesel, usando as enzimas glicerol quinase (GK) e glicerol-3-fosfato oxidase (G3PO), como elementos biológicos, e um eletrodo de oxigênio como transdutor.

A detecção de glicerol por biossensores amperométricos pode estar baseada em um sistema com duas enzimas, onde a enzima GK fosforila o glicerol em glicerol-3-fosfato e a enzima G3PO fosforila o glicerol-3-fosfato em diidroxiacetona. A metodologia fundamenta-se na medição da concentração de oxigênio consumido na última reação.

Primeiro foram realizados estudos com o objetivo de otimizar e diminuir os custos do processo. Para isso, a extração das enzimas foi realizada a partir do rompimento celular da levedura de panificação Saccharomyces cerevisiae, em sua forma comercial ou cultivada em meio YP-glicerol. Foram testadas duas metodologias para a precipitação, uma utilizando polietilenoglicol e outra, sulfato de amônio A metodologia que resultou em enzimas com maior atividade foi a extração a partir da levedura cultivada e em seguida precipitada com polietilenoglicol. A metodologia escolhida para trabalhar com o eletrodo foi utilizando 1000µL de enzimas e com borbulhamento de ar por 5 minutos antes da leitura.

Uma curva padrão foi elaborada usando diferentes concentrações de glicerol a ser aplicada na determinação de glicerol nas análises com biodiesel utilizando enzimas comerciais, sendo a curva reproduzida utilizando-se as enzimas extraídas da levedura e o extrato celular mais a G3PO comercial.

Os melhores resultados das enzimas comerciais foram obtidos na faixa de concentração de glicerol de 0,002% a 0,005% v/v, no entanto, as enzimas extraídas apresentaram resultados com valores de ΔO2 menores e com maiores desvios padrões quando comparados com as enzimas comerciais, o que nos leva a concluir que com a enzima extraída não é possível reproduzir os resultados com segurança.

Duas metodologias foram utilizadas para a realização dos testes com amostras reais de biodiesel. A melhor metodologia encontrada para trabalhar com biodiesel neste estudo foi sem o borbulhamento de ar e com as enzimas comerciais puras, apesar de esta metodologia ter apresentado uma variação da concentração de oxigênio dissolvido menor do que a encontrada com as amostras padrões.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES