Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Análise de dados aplicados à Avaliação de Combustíveis para Caldeira Semi-Industrial operada com Misturas Diesel/Biodiesel.

Autora: Lívia Tomaz de Souza Paula.
Orientadores: Maurício Bezerra de Souza Jr., Carlos André Vaz Jr.

A utilização de combustíveis oriundos de matérias-prima alternativas ao petróleo se tornou uma realidade nos últimos anos. Os incentivos governamentais, atrelados à pressão ambiental pela diminuição de emissão de gases potencialmente causadores do denominado "Efeito Estufa", fazem dos biocombustíveis, em especial o biodiesel, um dos principais substitutos dos combustíveis fósseis.

A indústria automobilística foi pioneira na utilização de misturas de combustíveis fósseis e biocombustíveis, com o desenvolvimento dos motores capazes de trabalhar com misturas de álcool-gasolina. No setor industrial, estudos vêm sendo realizados para a utilização de misturas óleo diesel-biodiesel em máquinas térmicas, principalmente no que se refere às adaptações necessárias.

O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma técnica rápida de detecção da proporção de mistura diesel-biodiesel em caldeiras semi-industriais. O estudo utilizou dados de operação de caldeira semi-industrial para análise. Foram aplicadas as técnicas de PCA (análise de componentes principais) e redes neuronais multicamadas para identificação das concentrações de biodiesel nas misturas empregadas. Os resultados da técnica PCA demonstram que as concentrações de enxofre e nitrogênio nos gases de combustão da caldeira possuem grande representatividade, sendo relevantes na determinação da concentração da mistura óleo diesel-biodiesel. Finalmente, as redes neuronais propostas foram capazes de estimar de forma satisfatória a concentração de biodiesel na mistura de combustível.