TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Clarificação e concentração do Suco de Camu Camu por processos de separação com Membranas.

Autora: Angela Gava Barreto.
Orientadoras: Suely Pereira Freitas, Lourdes Maria Corrêa Cabral.

Resumo

O camu camu (Myciaria dubia) é um fruto da região amazônica que vem despertando interesse na área científica devido a sua elevada concentração de vitamina C.

O processamento do camu camu para obtenção do suco de frutas é uma alternativa para aumentar a sua conservação e o consumo. Processos de separação por membranas são conduzidos em condições brandas de temperatura e pressão, preservando compostos termossensíveis, e desta forma podem manter a qualidade do produto final.

Este trabalho teve como objetivo principal estudar os processos de microfiltração e osmose inversa combinados para obtenção do suco de camu camu clarificado e concentrado, avaliando o efeito do processamento nos teores de vitamina C e de compostos fenólicos totais e na atividade antioxidante total. Avaliou-se, ainda, o desempenho do processo de microfiltração em diferentes temperaturas de operação e a qualidade de todas as frações obtidas.

A clarificação do suco centrifugado a 45°C apresentou o melhor desempenho, atingindo um fluxo médio de 75 L/hm². Este valor de temperatura e o aumento do fator de concentração, não influenciaram o teor dos componentes analisados do suco permeado. Entretanto, o processamento por microfiltração do suco de camu camu por um período de 7 horas promoveu no permeado perda no teor de ácido ascórbico e na atividade antioxidante.

Na concentração do suco de camu camu clarificado por osmose inversa foi obtido um suco concentrado a 30oBrix. O fluxo permeado inicial foi de 25 L/hm² a 20°C e 60 bar. O suco de camu camu concentrado apresentou perda no teor de vitamina C e compostos fenólicos totais.