Atenção: O termo de compromisso é só para o aluno que é bolsista. Quem não é bolsista, não precisa preencher o termo de compromisso. O prazo para completá-lo encerra em 02/08/2020.
Atenção: Os candidatos selecionados no Processo Seletivo DSc 2021/2 devem usar os mesmos CPF e Senha da inscrição no Processo Seletivo. Caso tenha esquecido, peça "Lembrar Senha" na tarja azul clara no topo desta tela.
Acessando a aba Registro de Matrícula, é necessário o preenchimento das seguintes subopções: Dados Pessoais, Contato, Documentação e Formação.

4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  16. Hidrogênio e Células a Combustível
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Métodos Numéricos para Engenheiros Químicos - Algoritmos e Aplicações
  21. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  22. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  24. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  25. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  26. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  27. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  28. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  29. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  30. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  31. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  33. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  36. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  38. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Clarificação e concentração do Suco de Camu Camu por processos de separação com Membranas.

Autora: Angela Gava Barreto.
Orientadoras: Suely Pereira Freitas, Lourdes Maria Corrêa Cabral.

O camu camu (Myciaria dubia) é um fruto da região amazônica que vem despertando interesse na área científica devido a sua elevada concentração de vitamina C.

O processamento do camu camu para obtenção do suco de frutas é uma alternativa para aumentar a sua conservação e o consumo. Processos de separação por membranas são conduzidos em condições brandas de temperatura e pressão, preservando compostos termossensíveis, e desta forma podem manter a qualidade do produto final.

Este trabalho teve como objetivo principal estudar os processos de microfiltração e osmose inversa combinados para obtenção do suco de camu camu clarificado e concentrado, avaliando o efeito do processamento nos teores de vitamina C e de compostos fenólicos totais e na atividade antioxidante total. Avaliou-se, ainda, o desempenho do processo de microfiltração em diferentes temperaturas de operação e a qualidade de todas as frações obtidas.

A clarificação do suco centrifugado a 45°C apresentou o melhor desempenho, atingindo um fluxo médio de 75 L/hm². Este valor de temperatura e o aumento do fator de concentração, não influenciaram o teor dos componentes analisados do suco permeado. Entretanto, o processamento por microfiltração do suco de camu camu por um período de 7 horas promoveu no permeado perda no teor de ácido ascórbico e na atividade antioxidante.

Na concentração do suco de camu camu clarificado por osmose inversa foi obtido um suco concentrado a 30oBrix. O fluxo permeado inicial foi de 25 L/hm² a 20°C e 60 bar. O suco de camu camu concentrado apresentou perda no teor de vitamina C e compostos fenólicos totais.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES