4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Uso de Carvão Ativado em Pó no Tratamento Biológico de Lixiviado de Aterro de Resíduos.

Autora: Letícia Sobral Maia.
Orientadora: Juacyara Carbonelli Campos.

Esse trabalho teve por objetivo avaliar a introdução de carvão ativado em pó no processo de lodos ativados no tratamento de lixiviado de aterro sanitário. O trabalho foi constituído de várias etapas, dentre elas estão:

Nesta última etapa foram realizados dez ensaios de biotratabilidade onde foram testadas diferentes condições operacionais para avaliar o tempo de retenção hidráulica (TRH), reposição de carvão (Xci), idade do lodo (IL) e concentrações do carvão escolhido (Xca).

Dentre os três carvões testados, foram escolhidas duas marcas (Carbomafra e Norit) de diferentes matérias-primas e fabricações, que apresentaram maior remoção de compostos recalcitrantes durante os ensaios de isotermas de adsorção. Esses dois carvões foram utilizados nos ensaios em batelada, nas concentrações de 3, 5 e 10 g/L, que mostraram que o CAP da marca Norit apresentou maiores níveis de remoção de matéria orgânica.

Dentre os dez ensaios de biotratabilidade realizados, as condições que apresentaram melhores resultados foram:

TRH=48h, Xci=83,5mg/L, IL=120dias, Xca=5g/L, utilizando lodo ativado combinado com CAP Norit, resultando na eficiência de 74% de remoção de COT, 65% de DQO, 77% da Absorvância a 254 nm e 79% do nitrogênio amoniacal do lixiviado do Aterro de Gericinó.

Além disso, o sistema com lodo e carvão apresentou maior estabilidade de operação quando comparado com o reator de lodo ativado.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES