TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2010

Análise da Capacidade de Inovação com Foco na Demanda: Casos na Indústria Química.

Autora: Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes.
Orientadores: José Vitor Bomtempo, Flávia Chaves Alves.

Resumo

Neste trabalho, procurou-se ampliar os estudos acerca de aspectos de grande importância para inovação: a compreensão da demanda e as práticas envolvidas na construção de competências para inovar a partir dessa compreensão. Para apoiar essa busca, foi feita análise das competências para inovar explorando os resultados através de dois instrumentos complementares:

  1. um questionário adaptado para investigação das competências para inovar relacionadas à compreensão da demanda e
  2. de um quadro referencial de análise, criado a partir do Modelo de Inovação Orientado para Práticas Gerenciais de Birkinshaw, Hamel e Mol (2008), como ferramenta de análise qualitativa desta pesquisa.

A análise foi feita em três esferas:

  1. o da cadeia produtiva;
  2. o da empresa inovadora - 3M - e;
  3. o do projeto inovador - Braskem S/A.

Com isso, foi possível verificar como o mesmo conjunto de variáveis se comporta em cada uma das esferas e ter uma visão geral em relação à compreensão da demanda. De forma geral, as competências para inovar relativas à compreensão da demanda mostraram-se mais desenvolvidas no projeto inovador e na empresa inovadora, indicando que a indústria, no conjunto, ainda precisa desenvolver competências organizacionais e relacionais para ser favorecida pelo esforço de compreensão da demanda para inovar. Três aspectos apresentaram-se como críticos para as iniciativas para inovar:

  1. a existência de competências para relacionamento com os clientes/usuários;
  2. a organização necessária para compreender a demanda e para inovar a partir dessa compreensão;
  3. a existência de competências para gerir novas idéias na organização.