TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Biodegradação de Resíduo proveniente da Indústria do Biodiesel por Pichia guilliermondii

Autor(a): Jamille Ribeiro Coelho de Lima
Orientadoras: Francisca Pessoa de França e Selma Gomes Ferreira Leite.

Resumo

A busca por combustíveis alternativos foi motivada pelas previsões de reservas de petróleo no mundo, bem como seu alto valor comercial. Como resultado deste prognóstico, diversas pesquisas desenvolveram novos combustíveis, comercialmente atrativos, entre eles, o biodiesel.

Compostos não derivados de petróleo devem ser considerados como alternativas em potencial quando exibem algumas características, tais como, competitividade, compatibilidade com motores e serem ambientalmente corretos.

A partir de matérias-primas simples como óleos comestíveis e não-comestíveis, o biodiesel é produzido através do processo de transesterificação, gerando glicerol como principal resíduo de valor agregado. Dada sua natureza biodegradável, o glicerol pode ser assimilado por diversos microrganismos, sendo a Pichia guilliermondii uma levedura capaz de usar o glicerol proveniente da indústria do biodiesel como substrato no seu metabolismo.

Foi realizado um estudo de biodegradação do glicerol a partir de um planejamento experimental 33. Foram confeccionados sistemas contendo meio mineral M1, contendo glicerol como única fonte de carbono e energia nas concentrações de 20, 40 e 60 g/L, pH 5, 6 e 7 e incubação sob agitação à 25, 30 e 45°C durante 7 dias. A melhor condição de biodegradação de glicerol, 84,4% se deu utilizando 20 g/L do substrato e pH 7 à 30°C.

Um estudo de biodegradação do glicerol bruto foi conduzido sob a melhor condição estabelecida no planejamento experimental, obtendo-se uma utilização de 80,0% de glicerol bruto pela Pichia guilliermondii, com aumento de 98,5% de biomassa. O rendimento (Yx/s) do bioprocesso foi de 1,2 g de células. g de substrato-1, sendo a velocidade de consumo do glicerol e o coeficiente de consumo de glicerol no bioprocesso, 0,05 gL-1h-1 e 0,01 mol.g-1, respectivamente. Os resultados observados indicaram a possível aplicação da levedura no aproveitamento biotecnológico de resíduos da indústria do biodiesel.