TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2010

Efeito do Potencial de Proteção Catódica sobre a Biocorrosão de Aço Carbono em Solo Contendo BRS.

Autora: Tatiana de Campos Rodrigues.
Orientadoras: Eliana Flávia Camporese Sérvulo, Simone Louise Delarue Cézar Brasil.

Resumo

Diversos setores industriais são afetados pela corrosão causada pela presença de micro-organismos, vastamente distribuídos em ambientes tais como águas, doce, do mar e solos. Para prevenção da corrosão em estruturas metálicas enterradas aplica-se proteção catódica, cujo critério estabelece a aplicação de distintos potenciais mínimos, -850 ou -950 mVCu/CuSO4, em função da ausência ou presença de bactérias redutoras de sulfato (BRS), respectivamente.

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da concentração de BRS em solo argiloso na corrosão de aço carbono, em função do potencial aplicado. Corpos-de-prova foram polarizados a -850 mVCu/CuSO4 e -950 mVCu/CuSO4 por 7 dias à temperatura ambiente (25 a 30°C) em solo contendo 30% de umidade, quando as populações de BRS e bactérias heterotróficas aeróbias cultiváveis presentes nos biofilmes formados foram quantificadas, as concentrações de exopolissacarídeos neles presente foram dosadas e a corrosão por pites analisada.

Os resultados obtidos permitem concluir que o potencial mínimo adotado como critério de proteção catódica é influenciado pela concentração de BRS presente. Para baixa concentração deste grupo microbiano, o valor admitido na literatura, de -950 mVCu/CuSO4 foi suficiente para uma adequada proteção. Contudo, foi observada corrosão localizada em cupons polarizados neste potencial mais catódico, em alta concentração de BRS (106 NMP/g de solo). Desta forma, confirma-se a importância de se efetuar o monitoramento microbiológico do solo para garantir uma adequada proteção.