TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2009

Modelagem Matemática para Avaliação de Desempenho de Sistemas Patentários.

Autor: João Gilberto Sampaio Ferreira da Silva.
Orientadora: Suzana Borschiver

Resumo

As patentes são um importante dispositivo de incentivo à inovação e, assim, representam um instrumento fomentador do desenvolvimento tecnológico, de modo que o mercado possa ser sempre abastecido de novos produtos e serviços. Entretanto, para que as patentes possam realmente ser utilizadas como uma ferramenta de fomento ao desenvolvimento, é necessário que o sistema patentário seja eficiente.

Um sistema patentário eficiente, entre outros aspectos, é capaz de atender à demanda da sociedade em termos de análise e concessão de patentes, concede patentes com qualidade, apresenta a menor quantidade possível de contestações de suas decisões tanto na esfera técnica quanto na esfera jurídica, assim como é capaz de promover a disseminação e acesso à informação tecnológica.

O objetivo deste trabalho é analisar um destes aspectos do sistema patentário, mais especificamente a capacidade de um escritório de patentes de processar os pedidos de patentes de forma a atender à demanda da sociedade. Esta capacidade é aqui analisada através da utilização de um modelo matemático de base estatística de modo que seja possível avaliar o desempenho do escritório de patentes em relação à sua produtividade e estabelecer metas de forma a torná-lo mais eficiente.