TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Avaliação da Conformidade: uma Análise de sua Importância para a Indústria de Sucos de Frutas

Autora: Rose Mary Maduro Camboim de Azevedo
Orientadores: José Vitor Bomtempo Martins e Suely Pereira Freitas.

Resumo

Normas e regulamentos técnicos são utilizados com o objetivo de mitigar o risco à saúde e à segurança dos consumidores por meio do estabelecimento de requisitos específicos de produção. Nesse sentido, os procedimentos de Avaliação da Conformidade são usados como forma de demonstrar que tais requisitos são atendidos.

O presente trabalho buscou analisar a importância da Avaliação da Conformidade para dois segmentos da cadeia produtiva de frutas: frutas in natura e sucos de frutas.

Para o segmento de frutas in natura conduziu-se uma análise descritiva da Produção Integrada de Frutas (PIF) brasileira, permitindo concluir que o seu desenvolvimento vem sendo direcionado para atender às exigências do mercado internacional, visando o aumento da fatia de mercado.

Já para o setor de sucos de frutas, o estudo examinou, por meio de um questionário enviado às firmas processadoras de sucos no Brasil, o nível de implementação dos sistemas de segurança de alimentos e quais os principais indutores de tal adoção.

Os resultados foram obtidos através de uma análise descritiva e quantitativa da amostra, revelando que são diversos os principais motivos que levaram as empresas a adotarem um sistema de segurança de alimentos, merecendo destaque: melhoria da competitividade; melhoria da qualidade e segurança dos produtos e agregação de valor aos produtos.

Os resultados sugerem que para atender à demanda dos consumidores por produtos mais seguros, não basta apenas aplicar programas de caráter compulsório, como as Boas Práticas de Fabricação - BPF, é necessário ir além. Assim, a busca por uma abordagem global da segurança de alimentos parece ser determinante para assegurar o aumento da competitividade, da melhoria da qualidade e da saúde e segurança do consumidor.