Atenção: Os candidatos selecionados no Processo Seletivo MA 2020/1 ou DSc 2020/1 devem usar os mesmos CPF e Senha da inscrição no Processo Seletivo e, se necessário, pedir "Lembrar Senha" na tarja azul clara no topo desta tela. Só precisa preencher a opção Registro de Matrícula, subopções Dados Pessoais, Contato e Documentação.

4. Biocatálise e Biotransformação - Fundamentos e Aplicações
  16. Hidrogênio e Células a Combustível
  18. Integração Refino-Petroquímica - Tendências e Impactos
  20. Microbiologia Industrial - vol. 1: Bioprocessos
  21. Microbiologia Industrial - vol. 2: Alimentos
  22. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1: Hidrocraqueamento de Frações Pesadas
  23. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 2: Hidrotratamento de Destilados
  24. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo - Aplicações em MatLab
  25. Monoethylene Glycol as Hydrate Inhibitor in Offshore Natural Gas Processing - From Fundamentals to Exergy Analysis
  26. Offshore Processing of CO2-Rich Natural Gas with Supersonic Separator - Multiphase Sound Speed, CO2 Freeze-Out and HYSYS Implementation
  27. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  28. Oportunidades em Medicamentos Genéricos - A Indústria Farmacêutica Brasileira
  29. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural no Brasil e no Mundo
  30. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  32. Potencialidades do Cajueiro - Caracterização Tecnológica e Aplicação
  35. Reúso de Água em Processos Químicos - Modelo Integrado para Gerenciamento Sustentável
  37. Sustainable Catalysis for Biorefineries

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Uso de Processos combinados para aumento do Rendimento da Extração e da Qualidade do Óleo de Macaúba

Autora: Isabella Christina Costa da Silva
Orientadoras: Suely Pereira Freitas, Sônia Couri

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e aperfeiçoar um processo tecnológico sustentável para obtenção do óleo de macaúba utilizando-se a combinação de tratamento térmico com vapor, secagem em micro-ondas e tecnologia enzimática visando melhorar a qualidade e aumentar o rendimento de extração do óleo.

Foi avaliado o efeito dos parâmetros através da metodologia de superfície de resposta. Após a seleção dos parâmetros mais relevantes foi utilizada uma prensa contínua do tipo expeller para validação dos experimentos.

Resultados mostraram que a adição de enzimas aumentou o rendimento de extração do óleo, sem comprometer a qualidade do mesmo.

A pressão aplicada durante a prensagem hidráulica foi o parâmetro mais relevante na eficiência do processo.

O uso da secagem em micro-ondas forneceu um óleo com baixo índice de acidez e peróxido indicando uma melhor preservação da qualidade do óleo da polpa de macaúba que o processo convencional de secagem com ar a 60°C.

A liofilização do extrato enzimático é recomendada, pois aumenta a estabilidade das enzimas se comparadas ao extrato bruto.

Apoio Institucional e Financeiro

O EPQB agradece o apoio recebido da CAPES