Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Uso de Processos combinados para aumento do Rendimento da Extração e da Qualidade do Óleo de Macaúba

Autora: Isabella Christina Costa da Silva
Orientadoras: Suely Pereira Freitas, Sônia Couri

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e aperfeiçoar um processo tecnológico sustentável para obtenção do óleo de macaúba utilizando-se a combinação de tratamento térmico com vapor, secagem em micro-ondas e tecnologia enzimática visando melhorar a qualidade e aumentar o rendimento de extração do óleo.

Foi avaliado o efeito dos parâmetros através da metodologia de superfície de resposta. Após a seleção dos parâmetros mais relevantes foi utilizada uma prensa contínua do tipo expeller para validação dos experimentos.

Resultados mostraram que a adição de enzimas aumentou o rendimento de extração do óleo, sem comprometer a qualidade do mesmo.

A pressão aplicada durante a prensagem hidráulica foi o parâmetro mais relevante na eficiência do processo.

O uso da secagem em micro-ondas forneceu um óleo com baixo índice de acidez e peróxido indicando uma melhor preservação da qualidade do óleo da polpa de macaúba que o processo convencional de secagem com ar a 60°C.

A liofilização do extrato enzimático é recomendada, pois aumenta a estabilidade das enzimas se comparadas ao extrato bruto.