TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Aumento da Produção de Propeno em uma Unidade de FCC.

Autora: Elisângela Martins Penna.
Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa.

Resumo

O propeno é uma das principais matérias primas petroquímicas e sua demanda vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Projeções para os próximos anos indicam que o crescimento da produção de propeno via pirólise de nafta tende a ser menor do que o crescimento da demanda de eteno, criando um déficit na oferta deste produto.

As unidades de FCC encontram-se em posição única para suprir este aumento na demanda por propeno devido à sua flexibilidade operacional. Embora sua principal aplicação nas últimas décadas tenha sido a produção de gasolina, a unidade de FCC é frequentemente explorada para maximizar outros produtos, tais como destilados médios ou GLP.

Na seção de conversão do FCC, a elevação do rendimento de propeno inclui algum aumento da severidade reacional, que pode ser obtido através de uma maior temperatura de reação além do uso de aditivo catalítico à base de zeólita ZSM-5. Porém, além da maximização da produção de propeno no reator, um segundo objetivo deve ser perseguido: o aumento da recuperação do propeno na seção de recuperação de gases. Nesta seção, o rendimento final é afetado pelo desempenho do compressor de gases, o projeto dos equipamentos e esquema do processo. Eventualmente, novos equipamentos podem ser instalados, tais como chillers, visando à melhoria do sistema de absorção.

Prevendo um real aumento na demanda por propeno no mercado nacional, este trabalho propõe-se a avaliar a adequação da seção de recuperação de gases de uma unidade de FCC da Petrobras, analisando os impactos que um novo perfil de rendimentos de produtos, onde se dobra a produção de propeno em relação à operação convencional.

No trabalho foram identificadas as principais limitações e modificações que seriam necessárias para uma operação buscando a maximização da produção de propeno, além de sugestões de mudanças no hardware da unidade com a respectiva análise econômica.