TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: Os novos alunos de Mestrado Acadêmico já podem completar seus dados. Pedimos aos outros que aguardem mais um pouco. (07/12/2016 15:50)
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2009

Análise Multivariada da Inovação nos Setores da Indústria Química Nacional

Autor(a): Marcelo Bittencourt de Lacerda
Orientador(es): Suzana Borschiver e José Vitor Bomtempo Martins

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo identificar os padrões de comportamento dos grupos (CNAE 3 dígitos) que compõem a indústria química brasileira com capital controlador nacional. As questões investigativas referem-se às características da inovação (tipo e referencial), à consistência do processo de inovação, aos impactos da inovação nas vendas e à implementação de mudanças estratégicas e organizacionais.

O estudo trata estatisticamente os dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) do IBGE, nas edições de 2000, 2003 e 2005, através da Análise de Correspondência, método de análise multivariada.

Os resultados encontrados indicam alta heterogeneidade entre os setores da indústria química, além de constatar que as atividades de inovação nesta indústria, de modo geral, parecem ainda ser incipientes, sem comportamentos característicos, com baixa originalidade nas inovações e processos inconsistentes.

Por fim, a análise aponta os setores que têm tido uma melhora no desempenho em inovações - produtos químicos orgânicos; defensivos agrícolas, e sabões, detergentes e produtos de limpeza e perfumaria - e os que têm perdido neste quesito - produtos químicos inorgânicos; resinas, elastômeros e fibras, e tintas.